CANTO

Como afinar a voz: tudo o que você precisa saber

Não é preciso entender de música para perceber quando alguém está cantando desafinado. Por isso, desafinar é um dos maiores medos dos cantores iniciantes e também profissionais. Para evitar isto, são necessárias algumas técnicas de como afinar a voz e também uma boa percepção musical. Neste artigo nós explicamos como você pode treinar e estimular a sua voz para cantar de maneira afinada e ter mais confiança para cantar ao vivo.

 

 

Como saber se eu sou afinado?

 

Ser afinado está relacionado a saber ouvir uma nota e conseguir reproduzi-la assertivamente. A partir da nossa percepção do som reproduzido e como ela cria uma “imagem” em nosso cérebro – ao que damos o nome de percepção auditiva – o órgão cerebral envia pulsos aos músculos (as cordas vocais) para que elas realizem o movimento esperado. É comum quando cantamos em grupos maiores que algumas vozes “destoem”, já que algumas pessoas apresentam problemas para detectar e reproduzir corretamente as notas. Nesses casos, a desafinação fica ainda mais evidente.

 

Vocalizes: exercícios de afinação

 

Apesar de serem vistos como o terror para os estudantes de canto, os vocalizes sempre te acompanharão na sua jornada de estudos musicais. Enquanto você estiver disposto a cantar, você deverá praticá-los, então é melhor desenvolver uma boa relação com eles. Vocalizes são o melhor tipo de exercício de afinação, pois desenvolvem os ouvidos e a musculatura vocal, aumentando sua precisão na execução das notas.

 

 

Busque por referências continuamente

 

Na busca pelo desenvolvimento da execução das notas é importante ter referências sonoras exatas, de preferência boas gravações de estúdio. Inspire-se pelos gêneros musicais que você já possui alguma familiaridade, mas não se prenda somente a eles. De repente você pode descobrir que possui aptidões para determinado estilo de canto que você jamais imaginaria conseguir reproduzir. Seja exigente e tente executar suas notas exatamente como o artista que você resolveu estudar. Isso lhe ajudará a alcançar resultados significativos em pouco tempo.

 

 

Crie o hábito de gravar a sua voz

 

Uma das melhores formas de perceber quais erros de afinação você está cometendo é por meio da auto-escuta. Gravar os seus estudos de canto e ensaios é fundamental, pois algumas falhas somente são perceptíveis escutando suas próprias gravações. Às vezes você pode achar que mandou super bem em uma canção, mas ao escutá-la, consegue perceber que poderia melhorar alguns pontos.

 

Treine a respiração

 

Para ser um cantor de excelência é preciso trabalhar a respiração e a postura corporal. O apoio do diafragma é essencial para ter uma boa sustentação das notas. Fora isso, é importante desenvolver todo o aparelho fonador, que é formado por: lábio, língua, palato, dentes, traqueia, laringe, alvéolos e pulmões. Ao executar os exercícios de respiração de maneira correta, em um curto período de tempo já é possível perceber melhorias na sustentação das notas.

 

 

Cuide da sua saúde vocal

 

A qualidade da voz é diretamente impactada por hábitos como alimentação saudável, sono regular, cigarro e álcool, para citar alguns. Estar atento a estes detalhes já ajuda a melhorar a qualidade da voz. Gritar em excesso, ou até mesmo rir em excesso e pigarrear são hábitos que geram atritos nas cordas vocais e podem causar pequenas lesões. Recomenda-se evitá-los antes de cantar.

 

Atividades simples que melhoram a voz

 

Selecionamos aqui algumas atividades que você pode realizar diariamente para manter uma boa qualidade vocálica.

 

Bocejar: essa ação fisiológica é um ótimo método para alongar e “aquecer” as estruturas vocais, além de melhorar a atenção. Se espreguiçar e alongar a região do pescoço também ajuda.

 

Comer uma maçã: elimina as tensões no aparelho fonador, além de limpar o trato vocal e afinar a saliva, por ser altamente adstringente. Só o ato da mastigação já te ajudar a articular uma dicção melhor.

 

Beber água regularmente: manter o trato vocal hidratado evita o seu desgaste. A umidade, em geral, é benéfica como um todo para a saúde do aparelho fonador. Por isso, deve ser feita constantemente.

 

Como afinar a voz: exercícios e técnicas

 

Quanto mais você se dedicar aos estudos de afinação, mais natural será para o seu corpo e mente executar as notas corretamente. Assim, será mais fácil cantar e fazer improvisações vocálicas. Veja a seguir algumas técnicas que podem ser realizadas a qualquer hora do dia de como afinar a voz.

 

  1. Reproduza repetidamente com a língua o som “trrrrrr”, como se você estivesse imitando um telefone tocando. Essa técnica te ajuda a limpar a garganta e preparar a voz.
  2. Faça vibração de lábios por cerca de um minuto. Repita essa ação por mais duas vezes, descansando os lábios a cada minuto.
  3. Apoiando os dedos sobre o nariz, emita um som parecido com um zumbido de mosquito “hummmm” por mais ou menos um minuto. Permaneça em silêncio por trinta segundos e repita o movimento mais quatro vezes.
  4. Para fortalecer a musculatura vocálica, com uma tampa de plástico ou algum tipo de rolha, mantenha a mandíbula aberta mais ou menos uns 3 cm e diga A – E – I – O – U. A ideia aqui é trabalhar a memória muscular, então pode repetir esse exercício inúmeras vezes.

 

 

Seus resultados dependerão da qualidade dos seus estudos e o nível de aprendizado do cantor, mas com foco e critério é possível notar mudanças já em uma semana de treinamento. A afinação é um conceito básico para qualquer um que deseja dominar a arte do canto. Assim como um violão deve ser afinado sempre, a voz do cantor também deve ser. Continue lendo os nossos conteúdos e aprimore as suas técnicas musicais.

 

AGENDE AQUI SUA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

 

Orientação Pedagógica. Agende aqui