fbpx
10 dicas para estudar música em casa

10 dicas para estudar música em casa

Praticar seu instrumento musical em casa sempre foi uma atividade presente na rotina de um estudante de música. Agora, com isolamento social e a quarentena, muitos estão aproveitando este período para mergulhar no estudo de seu instrumento e evoluir musicalmente. Isso é ótimo e temos algumas dicas que vão te ajudar a estudar música em casa. Confira!

1) Atente-se em sua postura ao estudar

Ao estudar música em casa, sem a supervisão de um professor, é muito comum que os estudantes não se atentem muito em sua postura ao tocar seu instrumento musical. Isso, porém, é um problema muito sério, pois treinar constantemente em uma postura incorreta pode gerar vícios difíceis de serem tirados depois, e o mais grave, provocar lesões musculares. Portanto, sempre atente-se em sua postura ao estudar! 

Confira abaixo algumas dicas de posturas corretas para cantar ou tocar o seu instrumento musical. 

2) Procure um ambiente adequado para a prática

Defina na sua casa um lugar para você estudar. Se você mora com outras pessoas é importante achar um lugar onde você consiga não ser atrapalhado e nem atrapalhar os outros. Procure um ambiente que tenha condições para você manter a postura correta para estudar (conforme falamos na dica anterior). Ou seja, um lugar não muito apertado, que tenha uma cadeira ou banco confortáveis. De preferência bem iluminado, onde você consiga visualizar bem os seus materiais de estudo, partituras e etc…

3) Mantenha uma frequência de estudo

Esse é um erro muito comum entre os estudantes de música, que as vezes não organizam um plano de estudo. Praticam 2 ou 3 horas seguidas em um dia, e em outros não pratica nada. Esse é um erro grave, pois é mais importante que você estude com um frequência maior e por menos tempo seguido, do que muito tempo em um dia só.

Isso acontece porque tem uma questão de coordenação motora ao aprender o instrumento. O seu corpo não acompanha a rapidez do seu cérebro e demora um tempo até ele pegar o jeito daquele estudo ou daquela música que você está tentando tirar. O resultado de sua aprendizagem vai ser muito melhor se você puder estudar 20 ou 30 minutos por dia, do que estudar por muito tempo em um único dia.

4) Utilize o Metrônomo

Ah, o temido metrônomo… Um dos desafios mais comuns para quem aprendendo um instrumento musical é desenvolver uma noção rítmica apurada. É muito normal se confundir nos compassos e perder o andamento da música que está tocando. Quando você está estudando sozinho é ainda pior, pois as vezes você nem percebe que está correndo ou atrasando em uma música. 

Nessa hora, é muito importante a ajuda de um metrônomo. Esse aparelho, que marca as pulsações na velocidade que você escolhe, te dá inúmeras possibilidades de exercícios que vão ser essenciais para você adquirir um ritmo firme e preciso, uma habilidade necessária para qualquer músico.

Para começar seus estudos, escolha uma velocidade confortável, na qual você acerte cerca de 90% do que está tocando. Quando passar a acertar tudo, aumente a velocidade. E assim vá fazendo um aumento gradativo, de por exemplo, 5 bpm por vez, até atingir a velocidade desejada. 

Confira abaixo, duas dicas do diretor do Atelier de La Musique, Eric Luciano, que vão te ajudar a aprender a utilizar o metrônomo em seus estudos. 

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

5) Toque em cima da música que você está treinando

Ao estudar música em casa, não é possível tocar ao vivo com outros músicos. Por isso, utilize o backing track de uma música para poder tocar por cima dela. Isso te ajuda na interpretação, na dinâmica da música, em conseguir manter o andamento e diversos outros pontos. Se o backing track da música que você está estudando não existe, ou você quer treinar a partir de um arranjo específico, ou em um tom diferente, peça para um de seus colegas músicos gravar essa base para você.

6) Faça cursos online

Um dos nossos cursos online mais procurados é o Curso de Formação Musical que oferece mais de 500 horas de curso que passam pela Teoria Musical, Harmonia, Improvisação, Prática de Banda, Composição e Arranjo além de aulas exclusivas como Gestão de Carreira Musical, Áudio e Acústica, Didática Musical, entre outras. O curso atende desde aquelas que querem se divertir com música até os que querem se profissionalizar ou ingressar numa faculdade de música passando por um vestibular concorrido.

Apesar de ser um curso pago, visto que traz capacitação profissional para músicos de todos os níveis, existe um módulo gratuito onde você tem acesso a mais de 20 horas de curso de forma 100% gratuita. Somente se gostar por optar por um dos planos para acesso ao conteúdo premium.

7) Grave e compartilhe o que está tocando

Um dos principais problemas de estudar sozinho é não ter o feedback de um professor. Então, uma forma bacana de receber feedbacks é gravando e compartilhando o que você está tocando, com seus amigos, sua família e melhor ainda, se tiver a oportunidade, com seu professor. 
Quando se sentir seguro e curtir o resultado da sua própria gravação, compartilhe em suas redes sociais. É uma ótima forma de receber ainda mais feedbacks e de divulgar o seu trabalho. 

8) Assista vídeo aulas de qualidade

Já cansou de maratonar Netflix? Então que tal maratonar vídeo aulas de música? Na internet é possível encontrar inúmeros conteúdos gratuitos para evoluir no aprendizado musical. Porém, um dos principais desafios, de navegar no meio de tantas informações, é saber escolher conteúdos de qualidade para assistir. Existem diversos canais com dicas e aulas incríveis e você pode encontrá-los fazendo uma boa pesquisa nas redes, pedindo indicações para seus amigos músicos e seus professores. 

E aproveitando que o assunto é vídeo aula, você já conhece a #DicaDoMinuto ? É um quadro no canal do Atelier de La Musique com dicas de canto, violão, piano, guitarra, baixo, bateria, violino, violoncelo, acordeon, teoria musical, entre outros assuntos. Veja a playlist abaixo e aproveite nossos conteúdos!

9) Escute muita música e conheça novos gêneros

Curte Rock? Que tal escutar um pouco de MPB? Curte Jazz? Que tal escutar um pouco de música clássica? Não se limite em apenas um gênero, se você tem mundo imenso de possibilidades! Aproveite seu tempo em casa para escutar muita música e conhecer novos artistas. Assim você vai ampliar o seu horizonte musical e consequentemente aumentar a sua musicalidade quando estiver tocando. 
Se quiser algumas dicas de referências musicais, confira estas listas que os professores do Atelier de La Musique preparam: 

10) Faça aulas online ao vivo com um professor

Caso você tenha a oportunidade, faça aulas online ao vivo com um bom professor de música. A grande diferença entre um curso gravado e uma aula ao vivo com um professor é o feedback do seu progresso. Um professor consegue te orientar, entender as suas dificuldades específicas e te ajudar a superá-las. Assim você evolui de forma muito mais rápida e sem o risco de aprender algo errado e ter que reaprender no futuro. 

BÔNUS - 10 dicas para acelerar seu aprendizado musical

Aproveitamos para deixar aqui algumas dicas de como acelerar o seu aprendizado musica, que o diretor do Atelier de La Musique, Eric Luciano preparou para vocês. Esperamos que goste!

Para mais dicas e conteúdos, siga nossas redes sociais!

Este post tem 3 comentários

  1. interessante. essa escola parece boa. mas nao encontro os preços das mensalidades dos cursos.

    1. Olá, Jackson
      Temos algumas páginas de preço, a depender da unidade que quiser estudar. Ou você pode também nos chamar por whatsapp!

  2. 10 dicas super importantes!

Deixe um comentário

Fechar Menu