fbpx
3 dicas básicas que vão facilitar a sua vida ao tocar violão

3 dicas básicas que vão facilitar a sua vida ao tocar violão

As vezes o simples faz toda a diferença. É por isso que neste texto daremos 3 dicas básicas, para quem está começando a tocar violão, que irão facilitar muito a sua vida na hora de tocar. Aprenda aqui e não adquira vícios que depois serão difíceis de eliminar.

1) Polegar da mão esquerda

Esse dedo jamais deve ultrapassar a metade do braço do instrumento. Uma posição elevada do polegar trava a mão esquerda e diminui muito o alcance dos dedos e a margem de manobra. Agora, ao posicionar o polegar mais no meio do braço do violão, como na imagem abaixo, se tem muito mais facilidade na abertura e independência dos dedos da mão esquerda.

posição correta polegar para tocar violão
Posição correta do polegar
posição errada polegar para tocar violão
Posição errada do polegar

2) Mão paralela ao braço do violão

Mantenha a mão esquerda em um plano paralelo ao braço do instrumento. Ao tocar violão, uma posição inclinada dos dedos diminui a força e o alcance principalmente dos dedos 3 e 4. Por isso, tente sempre estar com a mão esquerda sempre paralela às cordas e ao braço do instrumento.

3) Ponto básico de ataque

A última dica tem a ver com a mão direita. Dependendo do local onde ferimos a corda, podemos obter uma sonoridade mais doce, ou mais metálica. Ao tocar mais perto do braço do violão, obtemos um som mais macio. Já ao tocar mais afastado do braço, o som sai mais ríspido.

É interessante porém, pensar no ponto de ataque básico , uma linha imaginária onde acaba a boca do instrumento. Nesta região você encontra um equilíbrio entre esses timbres e depois, pode partir para outras regiões, conforme a música exigir.

Linha imaginária, abaixo da boca do violão

Para entender ainda melhor essas dicas, confira o vídeo do professor de violão do Atelier de La Musique, Atílio Rocha.

Veja mais:

Tipos de ataque no violão

Como estudar vilão

Como cuidar das unhas para tocar violão?

Deixe uma resposta

Fechar Menu