Como a voz é produzida?

Você sabe como funciona o nosso instrumento natural?

Como a voz é produzida?

A voz é um dos principais meios de comunicação do ser humano com os seus semelhantes. Desde o nascimento,  já produzimos ruídos, sons e choro e futuramente aprendemos a organizar esses sons em palavras.  Quando cantamos, a voz é o nosso instrumento musical, portanto é importante saber como ela funciona para que possamos cantar de forma consciente. Para isso,  precisamos saber de onde vem a voz e como ela é produzida pelo nosso corpo.

 

A matéria prima da voz é o ar, que entra pelo nossos nariz e boca chegando aos pulmões. A produção do som irá ocorrer no momento da expiração na nossa laringe, que se localiza no pescoço. Lá estão posicionadas as nossas cordas vocais e quando expiramos, a laringe se aproxima de maneira que o ar que está voltando passe pelas cordas e faça com que elas vibrem. A frequência da nossa voz é definida pelo comprimento das nossas pregas vocais. Por isso que as mulheres têm a voz mais aguda que a dos homens, pois suas pregas são mais curtas, assim como as das crianças que são menores que as dos adultos.

 

Fonte: https://cursodecanto.files.wordpress.com/

 

Esse som que é produzido nas cordas vocais será amplificado nas cavidades de ressonância que possuímos, os chamados ressonadores. Os ressonadores são os nossos “auto-falantes” naturais, formado por cavidades na boca, laringe e nariz. Para saber mais, confira esse vídeo sobre o que são os ressonadores.

 

A voz, portanto, é o resultado da combinação de duas forças: a do ar que sai de nossos pulmões e a força muscular da nossa laringe. O equilíbrio entre elas é essencial. Uma boa voz é considerada aquela que possua equilíbrio entre a ressonância, frequência e intensidade. Para melhorar sua voz e fortalecer sua laringe existem alguns exercícios fisiológicos que os cantores costumam fazer. Você pode conhecer alguns desses exercícios para fisiologia vocal nesse link. E para saber como cuidar de sua voz antes de cantar, confira essas dicas para manter a voz limpa.

 

Para entender ainda mais como a voz é produzida, confira essa Dica do Minuto da professora Simone Pessoa:

 

 

AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

Orientação Pedagógica. Agende aqui