É preciso ter talento para aprender música?

Veja a opinião do diretor do Atelier de La Musique

É preciso ter talento para aprender música?

A resposta é simples e objetiva: não. É claro que o talento é um facilitador para que uma pessoa desenvolva uma determinada habilidade.  Apesar disso, qualquer um pode aprender música, outra arte, ou qualquer outra habilidade, dependendo apenas do seu nível de dedicação.

 

A gente pode entender o talento como uma espécie de facilidade de aprendizado, o que significa que para uma pessoa com mais habilidade, será mais fácil aprender algo. Já uma pessoa com menos talento, vai precisar ter uma maior dedicação e gastar mais tempo para aprender a mesma coisa.

Para deixar isso um pouco mais prático, vamos pegar, por exemplo, uma pessoa que tem uma grande habilidade com o violino. Ela vai precisar de menos tempo e dedicação para aprender o mesmo conteúdo do que uma pessoa com menos talento. Significa que em menos horas de estudo e prática ela pode desenvolver um determinado conteúdo que uma pessoa com menor talento demore mais tempo para atingir o mesmo resultado.

 

Pegue por exemplo o seu jogador de futebol favorito. Ele provavelmente é muito talentoso, porém isso porém não significa que ele não tenha treinado horas e horas, todos os dias, para desenvolver aquela habilidade. Um jogador menos talentoso, com o mesmo tempo de treino teria chegado a um resultado mais modesto.

 

Isso significa que ter menos talento pode deixar o caminho um pouco mais longo e portanto por falta de tempo você não tenha um resultado tão bom quanto uma pessoa que muito talentosa. Mas isso não é um impeditivo para desenvolver que esta pessoa desenvolva essa habilidade.

 

O que deve ficar muito claro é que ambos os casos, tanto quem tem muito talento, quanto quem tem pouco, vão precisar se dedicar muito para atingir a excelência. Uma pessoa talentosa que não pratique e não treine, não vai ela chegar tão longe quanto poderia, se tivesse mais empenho e dedicação.

 

No final das contas o mais importante é sua vontade de aprender e desenvolver uma habilidade. Tendo talento ou não, com bastante dedicação, sem dúvidas alguma, você pode chegar lá e realizar o seu desejo de aprender música. Então, não deixe de ir atrás do seu sonho, apenas por medo de não conseguir.

 

E aí, gostou dessa dica e quer vir desenvolver seu talento musical aqui no Atelier de La Musique? Entre em contato com a gente e venha nos conhecer!

 

Veja a opinião do diretor do Atelier de La Musique, Eric Luciano:

 

 

Orientação Pedagógica. Agende aqui