Teoria Musical: é importante saber?

Você já se perguntou por que é importante saber teoria musical? Afinal de contas existem diversos músicos que não sabem a teoria, mas conseguem tocar bem o seu instrumento. Para o que serve então a teoria?

Antes de responder essas perguntas, pense em algumas coisas:
É preciso saber ler e escrever para falar bem a sua língua nativa? E saber regras gramaticais e ter um vocabulário diversificado, é importante para se comunicar bem, sendo ouvindo ou falando?

A música, assim como a língua portuguesa é uma forma de comunicação e expressão, ou seja, uma linguagem. E como qualquer linguagem, possui as suas regras, para que a comunicação flua bem.

Uma pessoa pode falar e se expressar bem, mesmo sem saber ler e escrever. É o caso dos analfabetos, que podem se comunicar na linguagem falada, mas não sabem na linguagem escrita.

Na música ocorre exatamente a mesma coisa. Um músico pode saber se comunicar apenas na “linguagem falada”, ou seja, tocando o seu instrumento, mas não vai saber se comunicar na forma escrita, lendo ou escrevendo partituras.

++Leia mais: Como ler partituras: Notas de Referência

Não saber a teoria musical não vai te impedir de ser um bom músico. Existem milhares de exemplos de excelentes músicos que nunca tiveram uma educação formal na música e contato com a teoria. Esses porém são exceções à regra. Muitos outros músicos talentosos podem não ter chegado tão longe. E vale lembrar que esses músicos, com muitos anos de prática, acabaram aprendendo diversos aspectos da teoria musical. Mas foram pelo caminho mais difícil.

++Leia mais: É preciso ter talento para aprender música?

Quando você estuda teoria musical, você entende como funciona a música. Por que uma música traz um sentimento de calma e alguma outra de tensão ou ansiedade? Por que eu consigo reconhecer o som de um determinado instrumento musical, sem nunca ter encostado nele? E como um músico consegue tocar tão bem tantos instrumentos?

O que um músico que entende a teoria musical consegue fazer?

  • Consegue aprender a tocar outros instrumentos com mais facilidade

Um músico que entende a teoria musical, vai ter muito mais facilidade de tocar qualquer instrumento, pois ele terá entendido as propriedades do som, as relações entre as notas, a formação dos acordes e a estrutura dos ritmos.

  • Consegue compor e improvisar melhor

O músico vai desenvolver ainda mais ideias para compor e improvisar. Não vai depender apenas da inspiração, pois sabendo como a música funciona, vai poder fazer tudo isso conscientemente.

++Leia mais: Composição: técnica ou inspiração?

  • Consegue tirar músicas de ouvido com mais facilidade

Saber a teoria da música não impede que a pessoa possa tocar de ouvido. Pelo contrário, o estudo e o treino da teoria, vai tornar a sua percepção auditiva muito melhor, permitindo que toque qualquer tipo de música de ouvido sem grandes dificuldades.

++Veja mais: Como tirar música de ouvido

  • Consegue ler e escrever partituras

Como é uma linguagem universal, quando você consegue ler e escrever partituras, você se torna capaz de tocar uma música que foi escrita do outro lado do mundo, podendo até ler de primeira vista (se já estiver muito treinado para isso). Uma orquestra, por exemplo, composta por centenas músicos, é capaz de tocar uma música, com diversas vozes, a primeira vista, ou com poucos ensaios. Sem a escrita e a leitura musical, levaria muito mais tempo, até que cada músico pudesse tirar e decorar a sua parte antes de tocar todo mundo junto.

E aí, gostou do texto e quer começar já a aprender teoria musical com quem é referência em ensino de música? O Atelier de La Musique oferece uma grade curricular completa com mais de 30 disciplinas teóricas e práticas!

Para saber mais informações sobre o nosso curso, agende uma orientação pedagógica com um de nossos coordenadores. Eles vão te explicar o funcionamento da nossa grade, o conteúdo das matérias e muito mais!