Afinar a guitarra ou violão de ouvido: você consegue?

Aprenda como afinar como os profissionais

Afinar de ouvido a guitarra ou o violão: você consegue?

Afinar de ouvido a guitarra ou o violão é uma habilidade extremamente útil para quem toca o instrumento. Afinal, não é sempre que estamos com algum afinador quando pegamos o violão para tocar. Além disso, se você está no meio de um show e precisa afinar as cordas, não dá para interromper no meio da apresentação para pegar o seu afinador. É por isso que os profissionais precisam saber como afinar de ouvido seu instrumento.
 

Como afinar de ouvido o violão ou guitarra?

 

Corda base

 
Para começarmos é preciso estabelecer uma corda como base, para fazer a afinação das outras tendo ela como referência. Por isso é importante que essa corda específica já esteja afinada. Normalmente a corda utilizada como base é a Lá, 440hz, mas pode ser qualquer outra. Com a ajuda de um afinador ou aplicativo, verifique se a corda está corretamente afinada. Se ela estiver, já podemos passar para o próximo passo.
 

Harmônicos

 
Para seguir nós vamos utilizar os harmônicos naturais do instrumento. Se você ainda não sabe como fazê-los, confira nesse vídeo do professor Jony Ken:
 

 
Vamos afinar corda por corda, começando de cima para baixo. A ideia é fazer soar juntas a corda que já está afinada e a corda que ainda não está, para assim comparar os sons. Para conseguir fazer isso precisaremos extrair os harmônicos naturais de ambas as cordas.  Na corda superior você toca o harmônico da quinta casa e na inferior da sétima casa. Essas duas notas são iguais, por isso devem soar em uníssono. Tendo como referência a corda afinada você tem que ouvir como a outra está soando. Se estiver mais alta, solte mais a corda e se estiver mais baixa, aperte mais, até o som se igualar com a da corda afinada. Quando esta estiver boa, você pode prosseguir para as outras.
 

A exceção

 
Essa padrão de harmônicos, de quinta casa corda superior e sétima inferior se aplica em todos os casos, exceto da corda Sol para a Si. Por isso, para afinar a corda Si o procedimento é um pouco diferente. Você toca a corda Sol na quarta casa e afina a Si até ficar em uníssono.
 

Para entender ainda melhor você pode conferir a explicação do professor Lucas Garcia no vídeo abaixo:
 

Orientação Pedagógica. Agende aqui