Acabou de trocar as cordas do seu violão, afinou, vai tocar e aí percebe que as cordas já estão todas desafinadas! Isso já aconteceu com você? Provavelmente sim, porque um dos grandes problemas do violão de nylon é manter a afinação nos primeiros dias depois da troca de corda. Então, a única maneira é deixar a corda se acomodar naturalmente no violão ao longo do tempo ou existe alguma forma de conseguir aumentar a estabilidade da afinação nesse momento?
Existe sim, e é isso que iremos ensinar aqui!
Afinação
Depois de trocar as cordas do seu violão, que você pode aprender como fazer isso de forma eficaz nesse post, afine as cordas normalmente. Você irá perceber que assim que acabar de afinar o violão, a primeira corda que afinou (a mizinha) já estará abaixo da afinação. Existe então um processo onde se pode acelerar o laceamento das cordas. A dica é: afine todas as cordas meio tom acima.
Ficará assim, começando de baixo para cima:
1ª Mi em Fá
2ª Si em Dó
3ª Sol em Sol#
4ª Ré em Ré#
5ª Lá em Lá#
6ª Mi em Fá
Sua corda não irá arrebentar, pois o nylon tolera esse tipo de afinação. Então a dica é a seguinte, com as cordas todas afinadas meio com acima você irá puxar ela com o polegar por cima e o indicador e médio por baixo, assim:
Tencione a corda, puxando com o dedo indicador e pressionando com o polegar. Assim a afinação irá cair. O objetivo é fazer a corda descer meio tom, chegando na nota da afinação padrão sem mexer nas tarraxas do instrumento. Se você estiver demorando muito para chegar na afinação desejada e já pressionou a corda muitas vezes, pode utilizar a tarraxa.
Esse método de laceamento da corda irá ajudar muito a ela se fixar no lugar e ganhar mais estabilidade. Mas mesmo assim é impossível que um violão de nylon não fique caindo a afinação nos primeiros dias de cordas novas, porém esse método ajuda muito.
Pare entender melhor, confira essa dica que o professor Paulo Cunha da PLG luhtieria preparou:
[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=”AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA” link=”url:https%3A%2F%2Fatelierdelamusique.com.br%2Faula-experimental-gratuita%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]
https://www.facebook.com/artintensaovinidemarsal
27 maio 2021Também utilizo essa técnica , porém sem afinar meio tom acima. E além dos dedos mencionados, também com a mão esquerda(se for destro) aperto a corda desejada, desde a quinta casa, deslizando até a décima segunda casa( meio do violão);
Então, somente aí, puxo a corda levemente , por baixo, com os dedos(da direita se sou destro) entre a corda e o braço (SOMENTE para ela ceder tons abaixo).
Assim , quando a corda cede , baixando o tom , afino novamente , e repito a operação, até que chega um ponto em que não baixa mais o tom.
Parto pra próxima corda com a mesma operação.
Óbvio que algum tempo depois o nylon novo desafinará, todavia estará cada vez mais estabilizado quando repito a operação.