As viradas de bateria têm um papel fundamental para alcançar uma boa musicalidade. Elas funcionam como pontes ou transições e são marcadas pela mudança no som. É o caso de passar da caixa para o bumbo e assumir um tom completamente diferente.
Apesar de serem muito comuns para quem toca bateria, são um dos maiores desafios para os iniciantes. Porém, com treino e dedicação, será bem possível aumentar a sua capacidade de conquistar um ótimo resultado nos exercícios musicais.
++Como criar viradas na bateria
Quer começar a tentar hoje mesmo? Então, veja 4 viradas de bateria para praticar!
Primeiro, conheça os principais ingredientes
Antes de pensar em quais técnicas aplicará, é preciso compreender que a técnica inclui três ingredientes principais: partitura, velocidade e coordenação. Para começar, não dá para fazer viradas se não souber ler partituras com alguma facilidade. Se ainda não tiver desenvolvido a habilidade, parta desse estudo.
As viradas de bateria também são feitas de acordo com o metrônomo, que ajuda a indicar o ritmo e a velocidade. As simples são mais lentas e, por isso, devem ser suas escolhas para o princípio. Conforme a sua habilidade aumentar e os exercícios ficarem fáceis, é hora de ampliar o ritmo.
++Como estudar usando um metrônomo
Além de tudo, praticar o movimento no tempo certo e da maneira adequada exige coordenação. Quanto mais desenvolvida for essa habilidade, mais viradas complexas você poderá executar.
Veja quais são 4 viradas de bateria para tentar fazer hoje
Ao se inspirar nos maiores bateristas da música, notará que praticamente todos são especialistas em fazer grandes viradas. Em muitas músicas, inclusive, é esse movimento que faz toda a diferença na música.
Para poder atingir esse resultado é preciso começar pequeno, então as simples são as indicadas. Tudo depende das suas habilidades para ler e de coordenar os movimentos, mas algumas das melhores recomendações são:
1. Tercina com uso do bumbo
De forma prática, a tercina inclui três notas em um único período de tempo. Na bateria, uma virada interessante é utilizar tercinas com o bumbo. Em geral, são duas notas na caixa e uma no bumbo, com um efeito diversificado, mas fácil de executar.
++Como fazer virada em tercina
2. Três compassos com virada simples
Outro método prático para aplicar as viradas é utilizar três compassos com apenas uma mudança simples. É a técnica ideal para quem ainda está começando e não tem tanta coordenação, por exemplo. Apesar de dar a impressão de lentidão, é um ótimo jeito de se acostumar com a técnica.
++Como preencher viradas simples
3. Colcheia
Nesse caso, a virada é marcada pelo prolongamento de notas. As trocas acontecem quanto às notas, que se prolongam mais que nas semínimas. O maior resultado é que é possível ter um efeito dramático quando ocorre a transição de tom, sem tornar a execução tão difícil.
4. Virada na virada
Depois que já estiver adaptado com a ideia de transacionar entre os tons, você pode até criar a própria virada. Nesse caso, manterá o número de notas da partitura e apenas inverterá as ordens apresentadas.
Em vez de executar três notas na caixa, é possível tocar duas e incluir a restante no final, por exemplo. Também dá para aumentar o compasso no bumbo durante um período e suprimi-lo, em substituição, em outra etapa. Naturalmente, é preciso ter um pouco mais de confiança e experiência, mas logo dominará a técnica.
++Como fazer variação de timbres nas viradas
Dica para conseguir os melhores efeitos
Para obter resultados diferenciados nas viradas de bateria, não tem segredo maior do que o treino constante. Com esforço e prática, você ficará adaptado à técnica e consolidará efeitos surpreendentes.
A intenção é se desafiar continuamente para ser um baterista melhor. Também é importante ter o apoio e o direcionamento de profissionais de música, pois isso tornará o processo mais fácil.
Ao utilizar essas primeiras viradas de bateria, você pode começar a treinar ainda hoje. Não deixe de praticar cada vez mais para obter efeitos melhores!
E você, gostou de conhecer as 4 viradas de bateria? Quer poder se desenvolver musicalmente? Então entre em contato conosco e agende uma aula experimental no Atelier de La Musique.
[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=”AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA” link=”url:https%3A%2F%2Fatelierdelamusique.com.br%2Faula-experimental-gratuita%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]