4 viradas de bateria para tentar fazer hoje mesmo

4 viradas de bateria para você tentar fazer hoje mesmo

As viradas de bateria têm um papel fundamental para alcançar uma boa musicalidade. Elas funcionam como pontes ou transições e são marcadas pela mudança no som. É o caso de passar da caixa para o bumbo e assumir um tom completamente diferente.

Apesar de serem muito comuns para quem toca bateria, são um dos maiores desafios para os iniciantes. Porém, com treino e dedicação, será bem possível aumentar a sua capacidade de conquistar um ótimo resultado nos exercícios musicais.

++Como criar viradas na bateria

Quer começar a tentar hoje mesmo? Então, veja 4 viradas de bateria para praticar!

 

Primeiro, conheça os principais ingredientes

 

Antes de pensar em quais técnicas aplicará, é preciso compreender que a técnica inclui três ingredientes principais: partitura, velocidade e coordenação. Para começar, não dá para fazer viradas se não souber ler partituras com alguma facilidade. Se ainda não tiver desenvolvido a habilidade, parta desse estudo.

As viradas de bateria também são feitas de acordo com o metrônomo, que ajuda a indicar o ritmo e a velocidade. As simples são mais lentas e, por isso, devem ser suas escolhas para o princípio. Conforme a sua habilidade aumentar e os exercícios ficarem fáceis, é hora de ampliar o ritmo.

 

++Como estudar usando um metrônomo

Além de tudo, praticar o movimento no tempo certo e da maneira adequada exige coordenação. Quanto mais desenvolvida for essa habilidade, mais viradas complexas você poderá executar.

 

Veja quais são 4 viradas de bateria para tentar fazer hoje

 

Ao se inspirar nos maiores bateristas da música, notará que praticamente todos são especialistas em fazer grandes viradas. Em muitas músicas, inclusive, é esse movimento que faz toda a diferença na música.

Para poder atingir esse resultado é preciso começar pequeno, então as simples são as indicadas. Tudo depende das suas habilidades para ler e de coordenar os movimentos, mas algumas das melhores recomendações são:

 

1. Tercina com uso do bumbo

 

De forma prática, a tercina inclui três notas em um único período de tempo. Na bateria, uma virada interessante é utilizar tercinas com o bumbo. Em geral, são duas notas na caixa e uma no bumbo, com um efeito diversificado, mas fácil de executar.

 

++Como fazer virada em tercina

2. Três compassos com virada simples

 

Outro método prático para aplicar as viradas é utilizar três compassos com apenas uma mudança simples. É a técnica ideal para quem ainda está começando e não tem tanta coordenação, por exemplo. Apesar de dar a impressão de lentidão, é um ótimo jeito de se acostumar com a técnica.

 

++Como preencher viradas simples

3. Colcheia

 

Nesse caso, a virada é marcada pelo prolongamento de notas. As trocas acontecem quanto às notas, que se prolongam mais que nas semínimas. O maior resultado é que é possível ter um efeito dramático quando ocorre a transição de tom, sem tornar a execução tão difícil.

 

4. Virada na virada

 

Depois que já estiver adaptado com a ideia de transacionar entre os tons, você pode até criar a própria virada. Nesse caso, manterá o número de notas da partitura e apenas inverterá as ordens apresentadas.

Em vez de executar três notas na caixa, é possível tocar duas e incluir a restante no final, por exemplo. Também dá para aumentar o compasso no bumbo durante um período e suprimi-lo, em substituição, em outra etapa. Naturalmente, é preciso ter um pouco mais de confiança e experiência, mas logo dominará a técnica.

 

++Como fazer variação de timbres nas viradas

Dica para conseguir os melhores efeitos

 

Para obter resultados diferenciados nas viradas de bateria, não tem segredo maior do que o treino constante. Com esforço e prática, você ficará adaptado à técnica e consolidará efeitos surpreendentes.

A intenção é se desafiar continuamente para ser um baterista melhor. Também é importante ter o apoio e o direcionamento de profissionais de música, pois isso tornará o processo mais fácil.

Ao utilizar essas primeiras viradas de bateria, você pode começar a treinar ainda hoje. Não deixe de praticar cada vez mais para obter efeitos melhores!

E você, gostou de conhecer as 4 viradas de bateria? Quer poder se desenvolver musicalmente? Então entre em contato conosco e agende uma aula experimental no Atelier de La Musique.

 

AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

Agende a sua Orientação Pedagógica





Nome Completo (*)

 

E-mail (*)

 

Whatsapp (*)

 

Selecione o Curso (*)

 

Unidade que deseja realizar a aula (*)