fbpx
Sanfona e acordeon: você sabe qual a diferença entre eles?

Sanfona e acordeon: você sabe qual a diferença entre eles?

É muito comum as pessoas se perguntarem qual é o nome correto deste instrumento. É sanfona? Acordeon? Gaita?  Todos eles são a mesma coisa?

Bastante comum no nordeste brasileiro, o instrumento aparece em ritmos como forró, músicas regionais ou temáticas. Com o abrir e fechar do fole e seus diversos botões, o instrumento gera um som característico e que traz dimensão para as criações musicais.

Mas você sabe qual é a diferença entre sanfona e acordeon? A seguir, confira a resposta para essa questão.

 

Como a sanfona funciona?

 

A origem desse instrumento vem do país que colonizou o Brasil: Portugal. É composto por um teclado, duas caixas de madeira e um fole, que expande ou comprime o ar e ajuda a formar o som.

Dependendo do modelo, há uma parte voltada para o sopro, que é conectada ao fole. Também há os que têm sons diferentes no ato de abrir e no de fechar o fole. Enquanto isso, outros garantem a consistência de sons em ambas as circunstâncias.

O que permite dar ritmo e melodia é, de fato, o teclado. Portanto, trata-se de um instrumento de tecla, embora o mecanismo seja distinto de um piano.

 

 

Afinal, qual é a diferença para o acordeon?

 

Quando se fala em sanfona, é comum que o termo “acordeon” logo venha à mente. Em muitos lugares, um nome é mais famoso que o outro e, então, surgem as dúvidas sobre quais são as suas diferenças.

Se modelos equivalentes forem comparados, o acordeon e a sanfona são o mesmo instrumento. Trata-se, apenas, de uma distinção regional no nome do instrumento e que está relacionada ao sotaque.

Para algumas pessoas, o acordeon emite o mesmo som em qualquer movimento, enquanto a sanfona traz opções diferentes entre abrir e fechar. Contudo, isso está muito mais ligado ao modelo que à nomenclatura.

O termo “acordeon” é uma espécie de estrangeirismo, já que tem origem levemente compartilhada ao “accordion”, em inglês. Em português, a palavra aceita pela gramática é “acordeão”.

Na região sul do Brasil, o mesmo instrumento é conhecido como gaita. Quando o termo é usado nesse contexto, entende-se que não se trata da gaita de boca, e sim de um nome regional para a sanfona.

 

Por que é importante conhecer as classificações?

 

Para quem deseja ser um bom músico, compreender as classificações e nomeações dos instrumentos é um ponto básico. Descobrir como cada elemento se chama, suas origens e principais características ajudam a consolidar o conhecimento necessário para aprender a tocar diversas alternativas e estudar música.

Reconhecer que não há diferenças práticas entre sanfona e acordeon, mas que os termos estão ligados à regionalidade, portanto, ajudará a consolidar o seu conhecimento sobre música. Como consequência, você ficará cada vez mais preparado para aprender instrumentos e aproveitar o poder da música em sua totalidade.

De maneira prática, a sanfona e o acordeon são o mesmo instrumento. Com funcionamento equivalente, eles geram um som típico e que faz toda a diferença para trazer características especiais para as músicas.

Restou alguma dúvida sobre a questão? Deixe seu comentário e participe!

Saiba mais:

++Como funcionam os baixos do Acordeon

++Escalas nos baixos do acordeon 

Quer receber mais conteúdos sobre acordeon? Preencha o formulário abaixo e receba vídeo-aulas incríveis!

Este post tem 2 comentários

  1. gosto muito desse tipo de site, sempre compartilho!

Deixe uma resposta

Fechar Menu