Você toca baixo mas sente que não está conseguindo atingir os resultados que esperava? Talvez isso seja porque você está cometendo alguns erros básicos, que estão travando seu desenvolvimento e você nem está percebendo o que está fazendo de errado. Pensando nisso, a gente preparou uma lista de 5 erros básicos no contrabaixo, para você ficar atento e evitar que eles continuem acontecendo. Então, leia abaixo as nossas dicas e passe a tocar sem esses erros bobos:
1 – Posição errada da mão direita
O ideal é que você deixe sua mão em uma posição confortável e consiga alcançar todas as 4 cordas do contrabaixo sem forçar, seja esticando ou encolhendo muito seus dedos.
Experimente movimentar a mão e observe se os dedos conseguem realizar a posição como se fosse uma pinça alcançando todas as cordas. Se você conseguir que isso aconteça e ainda assim sentir que está confortável, então a posição está correta.
Também é importante ter atenção na posição do punho ao tocar o contrabaixo. Ele não pode girar muito pra frente. Porém, deixar o punho e mão alinhados de forma muito reta também não é recomendado, pois pode acabar causando lesões conforme você for tocando contrabaixo.
Para compreender melhor essa postura correta, veja o vídeo onde o professor Bernardo Guimarães dá exemplos práticos:
2 – Ombro e o cotovelo para frente
É importante que você observe também o posicionamento de seu ombro e cotovelo. Se você estiver empurrando eles pra frente está errado. Dessa forma você estará tencionando a musculatura e este movimento tencionado poderá resultar em alguma lesão, principalmente se ficar tocando assim por muito tempo.
3 – Tencionar o polegar da mão esquerda
Atenção quando você for movimentar a sua mão esquerda no braço do instrumento. O ideal é que o seu polegar funcione como um pêndulo, o que vai facilitar o movimento. Se você deixar o seu polegar tencionado, não vai conseguir ter agilidade na movimentação da mão esquerda. Confira essa dica:
4 – Tocar muito fraco
Você precisa tocar contrabaixo com pulso firme, colocar um pouco mais de segurança no momento de tocar as notas e tirar o som do instrumento. Toque com mais empolgação e vá testando qual a pressão ideal para fazer nas cordas, sem medo. O ideal é não pressionar muito (o que faz uma tensão desnecessária nas mãos) e nem pouco (fazendo a nota não soar bem). Encontre um meio termo.
5 – Tocar fora do tempo
Quer saber de algo que pode te ajudar a tocar no tempo? Você pode utilizar um metrônomo. Este aparelho que marca as pulsações na velocidade que você escolhe, te dá um auxílio pois marca o andamento certinho para você seguir. Assim você acompanha o ritmo com mais segurança. Se você não tem um metrônomo físico, é possível baixar aplicativos e na internet você encontra programas online gratuitos também.
Com o tempo de prática, você acaba pegando mais o jeito. A marcação de tempo vai ficar automática no contrabaixo, de forma que pode não precisar mais utilizar o metrônomo.
Confira essa dica que o diretor do Atelier de La Musique, Eric Luciano preparou sobre o tema:
Esperamos que essas dicas tenham te ajudado e que você não cometa mais esses erros básicos no contrabaixo. Inscreva-se no nosso canal do YouTube onde você pode acompanhar outras dicas para tocar baixo.