Será que você comete esses erros básicos?

Descubra já!

Você comete estes 5 Erros Básicos no contrabaixo?

Você toca baixo mas sente que não está conseguindo atingir os resultados que esperava? Talvez isso seja porque você está cometendo alguns erros básicos, que estão travando seu desenvolvimento e você nem está percebendo o que está fazendo de errado. Pensando nisso, a gente preparou uma lista de 5 erros básicos no contrabaixo, para você ficar atento e evitar que eles continuem acontecendo. Então, leia abaixo as nossas dicas e passe a tocar sem esses erros bobos:
 

1 – Posição errada da mão direita

 

O ideal é que você deixe sua mão em uma posição confortável e consiga alcançar todas as 4 cordas do contrabaixo sem forçar, seja esticando ou encolhendo muito seus dedos.
Experimente movimentar a mão e observe se os dedos conseguem realizar a posição como se fosse uma pinça alcançando todas as cordas. Se você conseguir que isso aconteça e ainda assim sentir que está confortável, então a posição está correta.
Também é importante ter atenção na posição do punho ao tocar o contrabaixo. Ele não pode girar muito pra frente. Porém, deixar o punho e mão alinhados de forma muito reta também não é recomendado, pois pode acabar causando lesões conforme você for tocando contrabaixo.
Para compreender melhor essa postura correta, veja o vídeo onde o professor Bernardo Guimarães dá exemplos práticos:
 

 

2 – Ombro e o cotovelo para frente

 

É importante que você observe também o posicionamento de seu ombro e cotovelo. Se você estiver empurrando eles pra frente está errado. Dessa forma você estará tencionando a musculatura e este movimento tencionado poderá resultar em alguma lesão, principalmente se ficar tocando assim por muito tempo.
 

3 – Tencionar o polegar da mão esquerda

 

Atenção quando você for movimentar a sua mão esquerda no braço do instrumento. O ideal é que o seu polegar funcione como um pêndulo, o que vai facilitar o movimento. Se você deixar o seu polegar tencionado, não vai conseguir ter agilidade na movimentação da mão esquerda. Confira essa dica:
 

 

4 – Tocar muito fraco

 

Você precisa tocar contrabaixo com pulso firme, colocar um pouco mais de segurança no momento de tocar as notas e tirar o som do instrumento. Toque com mais empolgação e vá testando qual a pressão ideal para fazer nas cordas, sem medo. O ideal é não pressionar muito (o que faz uma tensão desnecessária nas mãos) e nem pouco (fazendo a nota não soar bem). Encontre um meio termo.
 

5 – Tocar fora do tempo

 

Quer saber de algo que pode te ajudar a tocar no tempo? Você pode utilizar um metrônomo. Este aparelho que marca as pulsações na velocidade que você escolhe, te dá um auxílio pois marca o andamento certinho para você seguir. Assim você acompanha o ritmo com mais segurança. Se você não tem um metrônomo físico, é possível baixar aplicativos e na internet você encontra programas online gratuitos também.
Com o tempo de prática, você acaba pegando mais o jeito. A marcação de tempo vai ficar automática no contrabaixo, de forma que pode não precisar mais utilizar o metrônomo.
 

Confira essa dica que o diretor do Atelier de La Musique, Eric Luciano preparou sobre o tema:
 

 

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado e que você não cometa mais esses erros básicos no contrabaixo. Inscreva-se no nosso canal do YouTube onde você pode acompanhar outras dicas para tocar baixo.

Orientação Pedagógica. Agende aqui