O vibrato é um efeito possível de se fazer em diversos instrumentos. Na flauta ele é realizado com a oscilação da intensidade de ar que o flautista sopra. Nessa dica iremos ensinar como tocar esse efeito, para deixar a execução das suas músicas muito mais bonitas. Aprenda aqui como fazer vibrato na flauta.
Como fazer?
Ao contrário do que muitos pensam o vibrato na flauta não é feito com algum movimento na boca ou nos lábios. É feito apenas com a oscilação do ar, ou seja, a variação de intensidade com que se sopra. Então, a boca é mantida na mesma posição, sem movimentos específicos. Para saber qual a posição correta da boca para tocar flauta transversal, confira esse vídeo.
Como treinar?
Para iniciar o seu treino de vibrato é interessante começar oscilando o ar bem lentamente. Assim você adquire um maior controle do seu fluxo de ar. Então, depois de treinar devagar, você deve ir aumentando a velocidade gradativamente até chegar no vibrato.
Para entender ainda melhor como fazer essa técnica, confira essa dica que o professor Josemir Melo gravou:
Veja também:
Como fazer a articulação na flauta transversal
Como tocar a segunda oitava na flauta
[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=”AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA” link=”url:https%3A%2F%2Fatelierdelamusique.com.br%2Faula-experimental-gratuita%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]