Você já se perguntou por que é importante saber teoria musical? Afinal de contas existem diversos músicos que não sabem a teoria, mas conseguem tocar bem o seu instrumento. Para o que serve então a teoria?
Antes de responder essas perguntas, pense em algumas coisas:
É preciso saber ler e escrever para falar bem a sua língua nativa? E saber regras gramaticais e ter um vocabulário diversificado, é importante para se comunicar bem, sendo ouvindo ou falando?
A música, assim como a língua portuguesa é uma forma de comunicação e expressão, ou seja, uma linguagem. E como qualquer linguagem, possui as suas regras, para que a comunicação flua bem. Uma pessoa pode falar e se expressar bem, mesmo sem saber ler e escrever. É o caso dos analfabetos, que podem se comunicar na linguagem falada, mas não sabem na linguagem escrita.
Na música ocorre exatamente a mesma coisa. Um músico pode saber se comunicar apenas na “linguagem falada”, ou seja, tocando o seu instrumento, mas não vai saber se comunicar na forma escrita, lendo ou escrevendo partituras.
Não saber a teoria musical não vai te impedir de ser um bom músico. Existem milhares de exemplos de excelentes músicos que nunca tiveram uma educação formal na música e contato com a teoria. Esses porém são exceções à regra. Muitos outros músicos talentosos podem não ter chegado tão longe. E vale lembrar que esses músicos, com muitos anos de prática, acabaram aprendendo diversos aspectos da teoria musical. Mas foram pelo caminho mais difícil.
O que um músico que entende a teoria musical consegue fazer?
- Consegue aprender a tocar outros instrumentos com mais facilidade
Um músico que entende a teoria musical, vai ter muito mais facilidade de tocar qualquer instrumento, pois ele terá entendido as propriedades do som, as relações entre as notas, a formação dos acordes e a estrutura dos ritmos.
- Consegue compor e improvisar melhor
O músico vai desenvolver ainda mais ideias para compor e improvisar. Não vai depender apenas da inspiração, pois sabendo como a música funciona, vai poder fazer tudo isso conscientemente. Sabemos que composição não é apenas talento ou inspiração, e sim técnica e prática!
- Consegue tirar músicas de ouvido com mais facilidade
Saber a teoria da música não impede que a pessoa possa tocar de ouvido. Pelo contrário, o estudo e o treino da teoria, vai tornar a sua percepção auditiva muito melhor, permitindo que toque qualquer tipo de música de ouvido sem grandes dificuldades.
++Veja mais: Como tirar música de ouvido
- Consegue ler e escrever partituras
Como é uma linguagem universal, quando você consegue ler e escrever partituras, você se torna capaz de tocar uma música que foi escrita do outro lado do mundo, podendo até ler de primeira vista (se já estiver muito treinado para isso). Uma orquestra, por exemplo, composta por centenas músicos, é capaz de tocar uma música, com diversas vozes, a primeira vista, ou com poucos ensaios. Sem a escrita e a leitura musical, levaria muito mais tempo, até que cada músico pudesse tirar e decorar a sua parte antes de tocar todo mundo junto.
Se você gostou desse conteúdo e quer se aprofundar ainda mais sobre o mundo da música, acompanhe nossas postagens diárias no Instagram Formação Musical!
Para saber mais informações sobre o Curso de Formação Musical e receber sugestões personalizadas sobre como melhorar seu desemepenho musical, agende uma orientação pedagógica gratuita com um de nossos coordenadores pedagógicos!