É muito comum as pessoas se perguntarem qual é o nome correto deste instrumento. É sanfona? Acordeon? Gaita? Todos eles são a mesma coisa?
Bastante comum no nordeste brasileiro, o instrumento aparece em ritmos como forró, músicas regionais ou temáticas. Com o abrir e fechar do fole e seus diversos botões, o instrumento gera um som característico e que traz dimensão para as criações musicais.
Mas você sabe qual é a diferença entre sanfona e acordeon? A seguir, confira a resposta para essa questão.
Como a sanfona funciona?
A origem desse instrumento vem do país que colonizou o Brasil: Portugal. É composto por um teclado, duas caixas de madeira e um fole, que expande ou comprime o ar e ajuda a formar o som.
Dependendo do modelo, há uma parte voltada para o sopro, que é conectada ao fole. Também há os que têm sons diferentes no ato de abrir e no de fechar o fole. Enquanto isso, outros garantem a consistência de sons em ambas as circunstâncias.
O que permite dar ritmo e melodia é, de fato, o teclado. Portanto, trata-se de um instrumento de tecla, embora o mecanismo seja distinto de um piano.
Afinal, qual é a diferença para o acordeon?
Quando se fala em sanfona, é comum que o termo “acordeon” logo venha à mente. Em muitos lugares, um nome é mais famoso que o outro e, então, surgem as dúvidas sobre quais são as suas diferenças.
Se modelos equivalentes forem comparados, o acordeon e a sanfona são o mesmo instrumento. Trata-se, apenas, de uma distinção regional no nome do instrumento e que está relacionada ao sotaque.
Para algumas pessoas, o acordeon emite o mesmo som em qualquer movimento, enquanto a sanfona traz opções diferentes entre abrir e fechar. Contudo, isso está muito mais ligado ao modelo que à nomenclatura.
O termo “acordeon” é uma espécie de estrangeirismo, já que tem origem levemente compartilhada ao “accordion”, em inglês. Em português, a palavra aceita pela gramática é “acordeão”.
Na região sul do Brasil, o mesmo instrumento é conhecido como gaita. Quando o termo é usado nesse contexto, entende-se que não se trata da gaita de boca, e sim de um nome regional para a sanfona.
Por que é importante conhecer as classificações?
Para quem deseja ser um bom músico, compreender as classificações e nomeações dos instrumentos é um ponto básico. Descobrir como cada elemento se chama, suas origens e principais características ajudam a consolidar o conhecimento necessário para aprender a tocar diversas alternativas e estudar música.
Reconhecer que não há diferenças práticas entre sanfona e acordeon, mas que os termos estão ligados à regionalidade, portanto, ajudará a consolidar o seu conhecimento sobre música. Como consequência, você ficará cada vez mais preparado para aprender instrumentos e aproveitar o poder da música em sua totalidade.
De maneira prática, a sanfona e o acordeon são o mesmo instrumento. Com funcionamento equivalente, eles geram um som típico e que faz toda a diferença para trazer características especiais para as músicas.
Restou alguma dúvida sobre a questão? Deixe seu comentário e participe!
Saiba mais:
Paulo
14 nov 2020gosto muito desse tipo de site, sempre compartilho!
Ludmila Nunes
18 dez 2020Muito obrigada! Nós do Atelier de La Musique ficamos muito felizes com isso. Você já conhece nosso canal no youtube? Aposto que também vai gostar https://www.youtube.com/user/atelierdelamusique