fbpx
Qual a importância de saber tocar um instrumento harmônico?

Qual a importância de saber tocar um instrumento harmônico?

Você sabe o que é um instrumento harmônico? Sabia que aprender a tocar um pode te auxiliar muito no aprendizado dos instrumentos melódicos? Se você quer entender como aprender um instrumento complementar te ajuda a evoluir musicalmente, leia esse texto.  

O que é um instrumento harmônico?

  Instrumento harmônico é aquele que toca várias notas ao mesmo tempo, possibilitando a criação de acordes e consequentemente fazendo a harmonia da música. Instrumentos como os sopros, canto, por exemplo, não tem a capacidade de produzir mais de uma nota ao mesmo tempo, então servem para tocar melodias e não a harmonia. Por isso são chamados de instrumentos melódicos. Em instrumentos de corda, como violino, violoncelo e contrabaixo, é possível tocar mais de uma nota ao mesmo tempo, mas não é comum eles serem usados para tocar acordes, então tradicionalmente são usados para tocar melodias. Os instrumentos harmônicos mais utilizados são: piano e violão/guitarra. ++Piano ou Teclado, por qual começar?  

Como um instrumento harmônico pode te ajudar no aprendizado de outros instrumentos?

  Uma das principais habilidades que tocar um instrumento harmônico te trás é aumentar sua percepção musical. Você consegue identificar melhor a harmonia da música, compreendendo a função de cada acorde, quais são as extensões que é possível acrescentar em cada um e qual é o efeito sonoro disso. Além do mais, você começa a entender melhor qual é a relação entre a melodia e a harmonia. Outra ajuda importantíssima que esses instrumentos dão aos músicos que tocam, principalmente, instrumentos não temperados – como o canto, os sopros, violino, violoncelo – é a afinação. Quando se tem o apoio de um instrumento que faz a harmonia, fica muito mais fácil reconhecer as notas e perceber se elas estão afinadas ou não. ++Como estudar afinação melódica (canto)

Mas como me dedicar ao aprendizado de dois instrumentos?

  Se estudar e atingir um ótimo nível em apenas um instrumento já exige muito estudo e dedicação, imagina dois então… Você pode estar se perguntando como vai ser possível estudar o seu instrumento principal e ainda um complementar, como piano ou violão. Mas não se assuste, não é necessário se tornar um grande pianista ou violonista para conseguir esses benefícios que listamos aqui em cima. Basta um conhecimento básico/intermediário desses instrumentos. Então se dedique muito mais a aquele que é o seu instrumento principal. ++Instrumento Musical: Como Escolher o Seu   Para conhecer ainda mais sobre o assunto, confira a dica que o diretor da escola, Eric Luciano, preparou para vocês:   Aqui no Atelier de La Musique contamos com aula de piano e violão como instrumento complementar, disponível para todos os alunos que queiram aprendê-los, sem nenhum custo adicional. Se quer aprender música da forma mais completa, venha estudar conosco!  

[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=”AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA” link=”url:https%3A%2F%2Fatelierdelamusique.com.br%2Faula-experimental-gratuita%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]

 

Pra saber mais dicas como essas cadastre o seu e-mail

Deixe uma resposta

Fechar Menu