Saber como tocar oitavas no piano corretamente é uma habilidade bem importante. As oitavas são importantes tanto no baixo como na melodia, quando se quer enfatizar e dobrar uma nota. Por isso precisamos aprender a tocá-las bem tanto com a mão esquerda como com a mão direita.
Movimento da mão
A primeira coisa que precisamos notar é o tipo de movimento que vamos fazer para atacar as notas. O correto é articular a mão com um movimento de punho e não de braço. Assim você tem mais agilidade na hora de tocar e não força a musculatura do braço. Nesse link, você pode conferir um vídeo sobre como a posição correta das mãos ao tocar piano. Também uma dica muito útil!
Movimento para tocar oitavas:
Dedilhado
A segunda coisa que temos que pensar para tocar as oitavas no piano é o dedilhado. Para teclas brancas é recomendado usar os dedos 1 e 5 (polegar e mindinho), tanto na mão direita como na esquerda. Agora para as teclas pretas você também pode utilizar esses dedos, ou torcar o 5 pelo 4 utilizando assim o anelar e o polegar. Esse dedilhado será útil principalmente se você estiver tocando uma passagem de oitavas que intercale teclas pretas com brancas.
Um exercício legal para treinar isso é praticar passagens cromáticas em oitavas. Ou seja, Dó, Dó#, Ré, Ré# e assim sucessivamente. Treine as mãos separadas e depois tente fazer o exercício com as mãos juntas. Podem fazer a escala ascendente ou descendente, vocês que escolhem! O ideal é praticar as duas. Conheça como tocar escalas cromáticas no piano nesse link.
Para aprender mais sobre o assunto, confira essa dica que o professor Wilson Esteves preparou:
[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=”AGENDE AQUI SUA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA” link=”url:https%3A%2F%2Fatelierdelamusique.com.br%2Faula-experimental-gratuita%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]