Como tocar oitavas no piano

Aprenda como tocar oitavas com muito mais agilidade e conforto

Como tocar oitavas no piano

Saber como tocar oitavas no piano corretamente é uma habilidade bem importante. As oitavas são importantes tanto no baixo como na melodia, quando se quer enfatizar e dobrar uma nota. Por isso precisamos aprender a tocá-las bem tanto com a mão esquerda como com a mão direita.

Movimento da mão

A primeira coisa que precisamos notar é o tipo de movimento que vamos fazer para atacar as notas. O correto é articular a mão com um movimento de punho e não de braço. Assim você tem mais agilidade na hora de tocar e não força a musculatura do braço. Nesse link, você pode conferir um vídeo sobre como a posição correta das mãos ao tocar piano. Também uma dica muito útil!

Movimento para tocar oitavas:

Movimento de punho – Correto!

 

Movimento de braço – Errado!

 

Dedilhado

A segunda coisa que temos que pensar para tocar as oitavas no piano é o dedilhado. Para teclas brancas é recomendado usar os dedos 1 e 5 (polegar e mindinho), tanto na mão direita como na esquerda. Agora para as teclas pretas você também pode utilizar esses dedos, ou torcar o 5 pelo 4 utilizando assim o anelar e o polegar. Esse dedilhado será útil principalmente se você estiver tocando uma passagem de oitavas que intercale teclas pretas com brancas.

Um exercício legal para treinar isso é praticar passagens cromáticas em oitavas. Ou seja, Dó, Dó#, Ré, Ré# e assim sucessivamente. Treine as mãos separadas e depois tente fazer o exercício com as mãos juntas. Podem fazer a escala ascendente ou descendente, vocês que escolhem! O ideal é praticar as duas. Conheça como tocar escalas cromáticas no piano nesse link.

Para aprender mais sobre o assunto, confira essa dica que o professor Wilson Esteves preparou:

 

 

AGENDE AQUI SUA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Orientação Pedagógica. Agende aqui