A música é benéfica para o ser humano de maneiras que muitas vezes nem imaginamos. Desde a antiguidade e em quase todas as culturas, nós, humanos, já suspeitávamos do poder que a música possui. Tanto é que o filósofo chinês Confúcio havia definido: “A música produz um tipo de prazer que a natureza humana não pode prescindir.” Hoje está provado cientificamente que a música libera dopamina no nosso corpo, uma das substâncias associadas ao prazer, relaxamento e bem estar. O que sabemos é que escutar música, além de provocar essas ótimas sensações, ainda desenvolve o seu cérebro em muitos aspectos. Além do ato de ouvir música, aprender a produzi-la, tocando um instrumento ou cantando é comprovadamente uma atividade extremamente positiva para nós. Os benefícios de estudar música são inúmeros, porém o Atelier de La Musique selecionou os principais para apresentar:
Desenvolve suas habilidades sociais
Um dos principais objetivos de se aprender um instrumento é tocá-lo em público para que outras pessoas escutem a sua arte. Pode ser na sua casa, para seus familiares e amigos, ou na rua para aqueles que passam por lá, ou até mesmo em um teatro/sala de concerto para uma plateia exigente. O fato é que tocar para outras pessoas te ajuda a ganhar desenvoltura, perder a timidez e, consequentemente, a se comunicar melhor com aqueles ao seu redor. Essas habilidades serão úteis para toda a sua vida, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
Conseguir aprender a tocar um instrumento pode elevar a autoestima, pois dá uma sensação de conquista muito grande. A confiança em si mesmo que virá com isso, também pode ser muito proveitosa nas relações interpessoais.
Fortalece a memória
Pesquisas têm mostrado que tocar um instrumento musical estimula e desenvolve o cérebro em muitas áreas (cognitiva, motora) e que uma delas é a memória. Um estudo feito na Universidade da Califórnia com crianças entre 3 e 4 anos de idade mostrou que aqueles que tinham tido aulas de teclado semanalmente apresentaram maior noção espaço temporal do que aqueles que não tinham tido nenhuma aula de música.
O estudo do instrumento musical por si só já exercita bastante a memória, pois ao aprender uma música estamos sempre tentando memorizar sua harmonia e melodia para poder tocá-la sem ter que ler a partitura futuramente. Tocar as músicas de cor é um ótimo treino para a memória mas pode prejudicar sua capacidade de leitura musical. Normalmente, quem guarda na cabeça as músicas facilmente não lê partituras muito bem e vice-versa. O importante é treinar as duas coisas na mesma medida. Ambas as práticas são benéficas para o seu cérebro e sua cognição.
Os estudos também apontam que o cérebro de um músico possui mais conexões entre o lado esquerdo e o direito o que melhora suas habilidades cognitivas. Veja no vídeo abaixo outros efeitos que ocorrem no cérebro quando tocamos um instrumento.
Alivia o estresse
Tocar um instrumento é uma das melhores formas de se expressar. Assim como as outras artes, a música permite exercitar sua auto-expressão, mostrar sentimentos e liberar suas emoções. Isso é uma excelente maneira de aliviar o estresse do dia-a-dia, de esvaziar a mente e alcançar bem estar. Tanto é que a música é utilizada para o tratamento de muitas doenças psicológicas. A musicoterapia já provou ser muito eficaz no tratamento de crianças com autismo, adultos com depressão e ansiedade e pessoas com déficit de atenção. (Leia mais sobre os benefícios na saúde que a música proporciona nesse link)
Te ensina a ter foco e concentração
Para tocar uma música é necessário se concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo. O ritmo, a harmonia, a melodia, o andamento, sua postura, respiração, sua interpretação, entre outras coisas. Cada instrumento possui a sua peculiaridade e sua dificuldade específica, mas todos têm uma coisa em comum: é preciso muito foco para aprender a tocá-los bem. É necessário organizar o seu tempo de estudo e ter paciência no treino de seu instrumento. Essa disciplina e organização que se adquire serão muito úteis para a aprendizagem de outros conhecimentos e para outras tarefas da vida, em geral.
[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=”CONHEÇA OS CURSOS DE INSTRUMENTO DO ATELIER DE LA MUSIQUE” link=”url:https%3A%2F%2Fatelierdelamusique.com.br%2Finstrumentos%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]
Ajuda a fazer amigos
A música une as pessoas. Tocar em grupo é uma forma de se conectar com os outros e consequentemente fazer amigos. “Vamos fazer um som?” passa a ser um convite comum na sua vida e a descontração e os momentos divertidos que se passam enquanto você toca com as pessoas que têm afinidade são muito prazerosos. É muito legal se comunicar com os amigos através da música, seja em momentos descontraídos como as “jams” ou em apresentações de sua banda.
Te deixa feliz
O prazer de tocar uma música que você gosta, de trocar essa experiência com as pessoas ao redor e sentir-se capaz de produzir aquilo é uma sensação muito gratificante. Se apresentar e ouvir os aplausos da plateia, mais ainda. É muito bom compartilhar o seu som com os outros e perceber que eles estão curtindo.
Além do mais, está comprovado cientificamente que escutar uma música que gostamos libera dopamina no nosso corpo, a substância associada ao prazer e bem estar. Mas quando você toca um instrumento é como se absorvesse ainda mais esse benefício.
Venha estudar música no Atelier de La Musique
Além desses benefícios, aprender música ainda pode te surpreender positivamente de várias maneiras. Então, não perca tempo, escolha um instrumento que combine com você e comece as aulas já. Conheça o curso regular profissionalizante do Atelier de La Musique que contém mais de 20 disciplinas teóricas e práticas e 900 horas de carga horária. Agende já a sua aula experimental gratuita na melhor e maior escola de música da Zona oeste de São Paulo. Venha descobrir a música e seus benefícios na sua vida!
[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=”AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA” link=”url:https%3A%2F%2Fatelierdelamusique.com.br%2Faula-experimental-gratuita%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]
Referências:
Estudo mostra que tocar instrumento musical modifica o cérebro
Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração
Benefícios de se aprender a tocar um novo instrumento