Na hora de cantar, a articulação vocal é muito importante para que o ouvinte entenda claramente a mensagem que queremos transmitir. A articulação nada mais é do que a movimentação muscular dos órgãos que interferem na fala e no canto, como os dentes, a língua, os músculos faciais e o maxilar. Ter uma boa articulação vocal, ajuda na dicção e com isso você pronuncia as palavras de forma clara. Então, como adquirir uma boa articulação vocal? Temos aqui dois exercícios que vocês podem praticar que irão te ajudar com isso:
Exercícios para articulação vocal
1º exercício: “BA DA GA”
Pronunciando as sílabas “Ba”, “Da” e “Ga” nessa sequência, vocês vão cantá-las seguindo a tríade de um acorde. Mantenha a voz bem articulada, sentindo o movimento da boca.
Se já está conseguindo fazer sem grandes dificuldades pode ir para a próxima etapa que é utilizar outras vogais, por exemplo:
BE DE GUE, BI DI GUI, BO DO GO, BU DU GU.
2º exercício: “MA ME MI MO MU”
O segundo exercício é semelhante ao primeiro, mas consiste em pronunciar 5 sílabas ao invés de 3. São elas, “Ma”, “Me”, “Mi”, “Mo”, “Mu”. Como no primeiro exercício você deve cantá-las seguindo as notas do acorde.
Quando já estiver dominando o exercício pode começar a tentar algo mais difícil, mudando as consoantes. Por exemplo, essas variações: LA LE LI LO LU, GA GUE GUI GO GU.
Para que os exercícios tenham efeito é importante fazer a articulação completa dos músculos da boca. Exagere na movimentação dos lábios, nas aberturas do maxilar e preste atenção em todos os movimentos que estão ocorrendo.
Para saber mais sobre o assunto, confira o vídeo abaixo onde a professora Victória Saavedra ensina esses dois exercícios:
Veja também:
Exercícios para a dicção no canto
[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=”AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA” link=”url:https%3A%2F%2Fatelierdelamusique.com.br%2Faula-experimental-gratuita%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]