Consciência corporal no canto

Para cantar é necessário tomar consciência do nosso próprio corpo

Consciência corporal no canto

Na hora de cantar é essencial que tenhamos consciência corporal. Isso significa que devemos tomar consciência dos processos e dos movimentos do nosso corpo. Quando adquirimos isso, começamos a descobrir muitas possibilidades sonoras e vocais que são possíveis extrair quando temos a mente e o corpo em sintonia. Veja abaixo algumas dicas de como atingir a consciência corporal durante o canto:

 

1)Preste atenção nas suas tensões corporais:

 

Quando cantamos, é extremamente normal tencionar alguma musculatura do corpo. Seja pelo nervosismo do palco, ou até mesmo pelo esforço e a concentração para encaixar a voz, acabamos não reparando nos músculos que estamos forçando sem necessidade. Os mais comuns são tensões nos ombros, braços e pernas. Por isso é preciso tomar consciência de quais são os seus pontos de tensão e aprender como relaxá-los. Nessa hora, um professor de canto pode ser de grande ajuda, pois o profissional percebe facilmente quais músculos você está tencionando e passa exercícios específicos para a sua dificuldade.

 

CONHEÇA NOSSOS PROFESSORES DE CANTO

 

2)Se atente à sua alimentação:

 

Muitas pessoas podem não se ligar nesse item, mas a alimentação é algo primordial para cantores. Existe uma série de comidas que não são indicadas para se ingerir antes de cantar. Entre elas, todas aquelas muito ácidas que podem causar gastrite e irritar as cordas vocais. Você pode conhecer mais sobre isso neste vídeo com dicas para manter a voz limpa.

 

3)Utilize sons do corpo para aumentar as possibilidades vocais:

 

Naturalmente produzimos sons no dia a dia que às vezes nem consideramos como uma possibilidade interessante na hora de cantar. Mas existem diversos sons que podem ser utilizados no canto, como o som do bocejo, sons nasais, estalos de língua, percussão corporal, palmas, entre muitos outros. A medida que você vai adquirindo consciência corporal, começa a descobrir essas imensas possibilidades sonoras para incrementar o seu canto.

 

Para saber mais sobre o assunto, confira esse vídeo onde a professora Victoria Saavedra explica sobre consciência corporal:

 

 

AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
Compartilhe com seus amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *