Quando tocamos o violoncelo é muito útil termos consciência em qual região da corda estamos tocando. Conforme mudamos essa região alteramos o corpo do som. Ao tocar a corda perto do cavalete se produz um som bastante diferente de quando se toca em cima do espelho, por exemplo. Quanto descemos o arco o som fica mais “encorpado”.
Alteração da região da corda
Uma coisa importante é manter o arco na mesma região durante todo o movimento para não ter uma alteração de som não desejada. É muito comum começar a tocar com o talão do arco (parte inferior) bem próximo ao cavalete e quando termina o movimento estar com o a ponta do arco na região do espelho. Com isso o som altera bastante e fica prejudicado. Você pode conferir como fazer um movimento de arco correto nessa dica. Aproveite e confira como corrigir a postura da mão esquerda quando está se tocando com a ponta do arco, nesse link.
Sabendo das diferenças do som entre essas regiões ficará bem mais fácil perceber quando está alterando o som incorretamente. Escolha uma região da corda que você se sinta confortável tocando e que o timbre combine com as peças que está tocando e treine mantendo o arco na mesma região, sem alternar.
Depois de treinado isso você pode utilizar esses recursos para modificar o corpo do som nas músicas. Então intencionalmente modificar a região da corda que está tocando para obter efeitos diferentes. Mas apenas faça isso quando for de propósito e não por que está alterando a trajetória do arco sem querer.
Para saber mais sobre isso, confira essa dica do professor Rodrigo Prado :
[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=”AGENDE UMA AULA GRATUITA COM O PROFESSOR ROGRIDO” link=”url:https%3A%2F%2Fatelierdelamusique.com.br%2Faula-experimental-gratuita%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]