Um acorde maior é formado por uma tríade fundamental, composta por uma terça maior (intervalo de 2 tons) e uma terça menor (intervalo de um tom e meio) sobrepostas. Mas você conhece o formato dos acordes maiores no piano? Sabe como montá-los imediatamente sem contar os intervalos? Nessa dica iremos te ajudar a decorar de uma forma muito mais fácil.
Como encontrar todos os acordes maiores no piano?
Essa é a parte mais simples. Monte a tríade de Dó Maior, uma terça maior (de Dó pra Mi) e uma terça menor (de Mi pra Sol) ficando: Dó, Mi, Sol. A partir desse acorde você pode subir cada uma dessas notas meio tom que terá formado o próximo acorde: Dó# ou Ré b maior. Exemplificando:
Sobe o Dó meio tom, temos o Dó#, sobe o Mi meio tom, temos o Fá e sobe o Sol meio tom, temos o Sol#. Logo o acorde de Dó# é formado pelas notas Dó#, Fá e Sol#. Utilizando o mesmo raciocínio é possível formar todos os 12 acordes maiores apenas subindo meio tom de cada nota de uma tonalidade para a próxima.
Como memorizar suas formas?
Até agora esteve fácil, não é? Porém quando vamos tocar uma música e precisamos tocar esses acordes rapidamente não dá tempo de pensar com o raciocínio anterior. Nesse caso é melhor decorar o formato dos acordes. Para isso dividimos os acordes em 4 grupos, por tipo de forma:
1) O primeiro grupo é o de acordes compostos apenas por teclas brancas. São eles as tríades maiores de Dó, Fá e Sol.
2)O segundo grupo é o de acordes com duas teclas brancas e uma preta no meio. São eles as tríades maiores de Ré, Mi e Lá.
3)O terceiro grupo é o de acordes formados por duas teclas pretas e uma branca no meio. São eles as tríades maiores de Do#, Ré# e Sol#.
4)O quarto grupo é formado pelos acordes que não seguem nenhum padrão. Seus formatos são únicos. São eles o de Fá# (3 teclas pretas), Si (1 tecla branca e 2 pretas em seguida) e Si b (1 tecla preta e 2 brancas em seguida).
Mas nas músicas essas tríades podem aparecer invertidas e nesse caso seus formatos mudam. Para aprender como inverter tríades, clique no link.
Se você quiser aprender mais um exercício para memorizar o formato dos acordes maiores no piano e ainda aprender os menores, confira essa dica.
Assista a dica onde o professor Daniel Warschauer explica sobre esses padrões dos acordes:
[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=”AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA” link=”url:https%3A%2F%2Fatelierdelamusique.com.br%2Faula-experimental-gratuita%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]