“Quem canta, seus males espanta”. Assim já dizia o sábio ditado popular. Cantar com frequência auxilia, decididamente, na qualidade de vida de qualquer ser humano.
A música e seu aspecto lúdico tem a capacidade de trazer leveza para as dificuldades que todos temos de enfrentar no dia a dia, bem como acesso a um reservatório interno de força necessária para superá-los.
Inúmeros são os benefícios do canto para nossa saúde física e psíquica. Já está mais do que provado cientificamente que o ato de cantar provoca reações muito positivas no cérebro: diminui o estresse, melhora a coordenação motora, fortalece o sistema imunológico, reduz sintomas de depressão e ansiedade (males bem recorrentes na sociedade moderna) e, até, ajuda a preservar a pressão expiratória em pessoas com doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) – como pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), que analisou 43 pessoas portadoras das doenças.
Descrito em matéria no Jornal do Brasil: “…através dos exercícios vocais, muitas pessoas conseguem diminuir ou até mesmo abandonar o uso do fumo, álcool, e drogas. Agentes, que prejudicam os pulmões e os reflexos auditivos e visuais”[1].
Maria José Sanches, participante do Coral Cantar Para Viver, é prova viva disto e declara em entrevista a este mesmo jornal: “A vontade de cantar, e o incentivo do Maestro Vito ajudou bastante. Sempre que falava de cigarro ele dizia para trocá-lo por um canto, e foi até que um dia abandonei de vez. Hoje tenho mais ar nos pulmões para conseguir sustentar algumas notas mais longas”. Através dos exercícios vocais, muitas pessoas conseguem diminuir ou até mesmo abandonar o uso do cigarro, pois expandem os pulmões e a capacidade respiratória.
Maria também relata como o canto a ajudou e como é uma válvula de escape positiva em sua vida para vários problemas e como a ajudou em sua saúde e bem estar. Outros benefícios também comprovados pela prática do canto são: desenvolvimento da proatividade, auto-confiança, liderança, desenvolvimento cognitivo e motor.
Porém, a prática do canto inadequada pode trazer prejuízos sérios a sua saúde vocal, causando fendas em suas pregas vocais e sendo necessário passar por um tratamento com fonoaudiológico e, até, uma cirurgia.
CONFIRA AQUI o curso de canto do Atelier de La Musique!
Fonte: JB
George bastos santa clara
8 out 2018À vida se torna bem, melhor cantando.