Um instrumento desafinado destoa em qualquer apresentação em grupo. Quando você toca sozinho, a flauta desafinada pode até passar despercebida (se você não tem ouvido absoluto), mas se pretende tocar com outras pessoas, é preciso afinar muito bem o instrumento. E isso é importante mesmo para seus estudos e apresentações solos, porque caso você sempre treine com a flauta desafinada, acabará se acostumando com o som das notas não afinadas. Isso prejudicará a sua percepção auditiva. Por isso, hoje vamos ensinar como afinar a flauta transversal.
Como afinar a flauta transversal?
O mecanismo para a afinação da flauta transversal é muito simples. Ela é feita a partir do encaixe do bocal ao corpo da flauta. Por questões de ressonância quanto maior o tubo da flauta, mais grave é o som produzido e quando menor, mais agudo. E é utilizando esse princípio que iremos afinar a flauta transversal.
Com o auxílio de um afinador, pegue uma nota de referência. A mais utilizada é a Lá 440 hz (em algumas orquestras o 442 hz). Sempre confira antes qual será a afinação utilizada pelo resto do grupo que você irá tocar. Existem milhares de aplicativos de afinação que você pode utilizar, mas aqui no botão abaixo deixamos a indicação de um bom afinador online:
[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=“AFINADOR” link=”url:http%3A%2F%2Fwww.flutetunes.com%2Ftuner%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]
Após pegar a nota de referência a afinação será bem simples. Você apenas irá encaixar o bocal mais para dentro ou para fora da sua flauta, de acordo com esta imagem:
Esse procedimento deve ser feito toda vez que você montar sua flauta.
Você pode conferir mais informações nesse vídeo do professor Josemir Melo:
Veja mais:
++Como fazer vibrato na flauta transversal
++Como tocar a segunda oitava na flauta transversal