Depois que você aprendeu para que servem as pestanas no violão, já deve saber que elas são muito importantes para tocar o instrumento. Você vai precisar saber como fazê-las para montar diversos acordes importantíssimos no violão. Se você está começando a tocar o instrumento provavelmente já se deparou com elas.
O que são as pestanas?
Representadas nas cifras por um traço, a pestana é uma técnica que consiste em segurar mais de uma corda simultaneamente com apenas um dedo, normalmente o indicador. Elas são muito comuns e servem para formar determinados acordes.
Como fazê-las?
Uma das principais dificuldades para fazer uma boa pestana é conseguir fazer todas as cordas soarem da mesma forma. É normal, no começo, algumas ficarem mais frouxas e outras mais firmes, de acordo com a região do dedo em que se situa cada corda. A principal dica para que elas fiquem com a mesma firmeza é a posição da mão esquerda.
Dedo indicador
A posição mais recomendada para o seu dedo indicador, ao fazer uma pestana, é que ele não fique completamente reto e paralelo ao braço do violão. Isso deixa a mão em uma posição desconfortável e que não vai te ajudar a exercer toda a pressão necessária para fazer a pestana. O ideal é que você posicione o dedo de forma inclinada, quase utilizando a parte interna do dedo.
Polegar
Apesar de ser o dedo indicador que faz a pestana, o polegar também é muito importante para essa técnica. Ele que dará firmeza para que você consiga exercer a pressão necessária com o indicador, sem precisar exagerar na força. O grande erro que os iniciantes cometem em relação ao polegar, é deixá-lo muito para cima do braço do violão. Dessa forma você perde firmeza do dedo indicador. Por isso é aconselhável descer o polegar, desse jeito:
Como treinar?
Um exercício bem básico e legal para você treinar a sua pestana é posicionar o seu dedo indicador e ir tocando lentamente corda por corda e percebendo qual está ou não está soando bem. Conforme for percebendo essas diferenças vá ajustando a posição do seu dedo até conseguir um com homogêneo.
Para entender ainda melhor como melhorar o som da pestana, confira essa dica que o professor Nicholas Saliby gravou para vocês:
[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=”AGENDE AQUI SUA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA” link=”url:https%3A%2F%2Fatelierdelamusique.com.br%2Faula-experimental-gratuita%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]