As vezes o simples faz toda a diferença. É por isso que neste texto daremos 3 dicas básicas, para quem está começando a tocar violão, que irão facilitar muito a sua vida na hora de tocar. Aprenda aqui e não adquira vícios que depois serão difíceis de eliminar.
1) Polegar da mão esquerda
Esse dedo jamais deve ultrapassar a metade do braço do instrumento. Uma posição elevada do polegar trava a mão esquerda e diminui muito o alcance dos dedos e a margem de manobra. Agora, ao posicionar o polegar mais no meio do braço do violão, como na imagem abaixo, se tem muito mais facilidade na abertura e independência dos dedos da mão esquerda.
2) Mão paralela ao braço do violão
Mantenha a mão esquerda em um plano paralelo ao braço do instrumento. Ao tocar violão, uma posição inclinada dos dedos diminui a força e o alcance principalmente dos dedos 3 e 4. Por isso, tente sempre estar com a mão esquerda sempre paralela às cordas e ao braço do instrumento.
3) Ponto básico de ataque
A última dica tem a ver com a mão direita. Dependendo do local onde ferimos a corda, podemos obter uma sonoridade mais doce, ou mais metálica. Ao tocar mais perto do braço do violão, obtemos um som mais macio. Já ao tocar mais afastado do braço, o som sai mais ríspido.
É interessante porém, pensar no ponto de ataque básico , uma linha imaginária onde acaba a boca do instrumento. Nesta região você encontra um equilíbrio entre esses timbres e depois, pode partir para outras regiões, conforme a música exigir.
Para entender ainda melhor essas dicas, confira o vídeo do professor de violão do Atelier de La Musique, Atílio Rocha.
Veja mais:
Tipos de ataque no violão
Amo violão Sim
12 out 2020To aprendendo violão faz 1 semana e essas dicas foram muito importantes para me ajudar. Obrigado pelas dicas, vocês são feras demais.
Reinaldo Vieira dos Santos
7 fev 2021Tenho mais de 50 anos de violão intuitivo e estou aprendendo, um dia pós o outro.