fbpx

Concorra a uma bolsa de estudos!

Se você é apaixonado por música como nós e acha que leva jeito pra coisa, aproveite a chance e concorra a uma bolsa de estudos integral patrocinada de 6 ou 12 meses do Curso Profissionalizante de Música do Atelier de La Musique, para qualquer instrumento ou voz, com mais 30 disciplinas teóricas e práticas.

Regulamento

Tudo que você precisa saber sobre como participar do processo seletivo está descrito no regulamento dessa página em texto e em vídeo!

Inscrições

As inscrições para as Bolsas de Estudos de 2021 estão abertas

Regulamento da Bolsa de Estudos

Leia atentamente o regulamento abaixo e certifique-se de que se enquadra em todos os pré-requisitos.

Serão oferecidas Bolsas de Estudos Integrais (100%) para cursos de instrumentos musicais ou canto para o Curso Profissionalizante do Atelier de La Musique para unidade presencial (São Paulo) ou Online. As bolsas serão patrocinadas parcialmente pelo Atelier de La Musique e parcialmente por empresas ou pessoas físicas que acreditem e desejem investir na formação profissional dos músicos. Assim, não existe número mínimo ou máximo pré-estabelecido de bolsas de estudos que serão concedidas.

As bolsas de estudos são destinadas a candidatos de baixa e média renda que moram em qualquer local do Brasil e já possuem conhecimento e experiência no instrumento (ou canto) que desejam se inscrever. Por isso, você deve se candidatar para um curso que deseja se desenvolver, se especializar ou se profissionalizar. Caso você ainda não toque um instrumento musical que deseja a bolsa de estudos, você não deve se inscrever para o processo seletivo. Porém, não é necessário ter conhecimento teórico ou leitura de partitura, sendo necessário apenas o conhecimento prático do instrumento.

Para ter direito à bolsa o candidato deve ter renda familiar per capita de no máximo R$1.500,00 (mil e quinhentos reais). Deverá ser considerado, no ato da inscrição, como base para cálculo dessa renda bruta mensal familiar, os salários ou proventos dos últimos 3 meses antes da inscrição.

A renda familiar bruta mensal per capita será apurada de acordo com o seguinte procedimento:
I – calcula-se a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros do
grupo familiar a que pertence o candidato;
II – calcula-se a média mensal dos rendimentos brutos apurados e;
III – divide-se o valor apurado pelo número de membros do grupo familiar do candidato.

As bolsas concedidas terão duração de 6 ou 12 meses, podendo ser renovadas ao fim do período de concessão. O prazo máximo de concessão das bolsas, incluindo as possíveis renovações, é de 3 anos e meio, referente ao tempo de duração total do curso.

Os candidatos contemplados com uma bolsa de estudos terão acesso total ao Curso de Formação Musical do Atelier de La Musique recebendo aulas particulares semanais do instrumento (ou canto) além das aulas da grade curricular, que contém mais de 30 disciplinas teóricas e práticas e mais de 800 horas de carga horária. As aulas são ministradas por alguns dos melhores professores de música do país, e garantem ao aluno que concluiu o curso uma formação musical sólida que o possibilita ingressar no mercado de trabalho musical como educador ou músico performático.

As inscrições estão abetas exclusivamente por meio do Formulário de Inscrição por período indefinido. Após o encerramento das vagas para o primeiro semestre de 2021, serão liberadas as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre.

Atenção: desconsidere as datas do vídeo e siga as instruções dos textos

Processo Seletivo

Você deverá preencher o formulário de inscrição com todas suas informações pessoais. Junto à sua inscrição deverão ser enviados os vídeos de performance e apresentação (você encontra mais detalhes desses vídeos nos textos abaixo)

Atenção ao digitar suas informações, em especial e-mail e telefone, pois caso haja erros na digitação, não conseguiremos entrar em contato com você para informar os resultados.

Entre os inscritos, serão selecionados um número limitado de candidatos pela equipe pedagógica do Atelier de La Musique, tendo como base o talento demonstrado na performance musical apresentada no vídeo de inscrição, que serão convocados para entrevistas individuais online com a coordenação pedagógica da escola

Os candidatos aprovados nessa etapa já receberão Bolsas de Estudos Integrais para o Curso de Formação Musical, que representa toda a parte teórica e prática em grupo do curso, excluída apenas as aulas de instrumento (ou canto).

Sua inscrição pode ser feita a qualquer momento do ano, mas a aprovação nessa etapa acontecerá de tempos em tempos conforme calendário divulgado.

A próxima data de avaliação será: 02/08

Importante: a aprovação na segunda fase ainda não garante a Bolsa de Estudos para as aulas individuais de instrumento ou canto, sendo necessária a efetivação do patrocínio para que a matrícula no curso se concretize.

Os vídeos dos candidatos selecionados serão publicados em página específica para que os patrocinadores escolham qual bolsa desejam patrocinar. Os patrocinadores podem ser empresas ou pessoas interessadas em apoiar o ensino de música e o desenvolvimento de talentos.

Juntamente aos vídeos dos candidatos, haverá um botão de votação nos candidatos. O maior número de votos não tem relação direta ou garantia de que o candidato seja patrocinado, mas podem incentivar os patrocinadores a escolher os candidatos mais votados

A partir do momento em que o patrocinador optar por um candidato, ele será avisado e passará a também das aulas particulares de instrumento (ou canto) do Atelier de La Musique, mediante matrícula e atendimento aos requisitos necessários. 

Os candidatos que não forem escolhidos por um patrocinador permanecerão com suas bolsas integrais ativas para todo o Curso de Formação Musical.

Durante a 3ª etapa, da captação de patrocínios, é muito importante a participação ativa do candidato em compartilhar as páginas de seus vídeos pedindo a contribuição de amigos para votarem em seus vídeos. Além disso, o compartilhamento ou indicação direta pode ajudar a aumentar o número de possíveis patrocinadores que vejam o conteúdo, aumentando as chances de que mais patrocínios sejam realizados.

Manutenção e Renovação da Bolsa

Para manutenção da Bolsa de Estudos, o aluno deve cursar a grade curricular completa referente ao seu nível musical, mediante avaliação técnica que será realizada no processo de matrícula do candidato aprovado. A média horária semanal de dedicação ao curso é de 8 a 10 horas, além do tempo dedicado ao estudo particular do aluno

Durante todo o curso, o aluno bolsista deverá ter aproveitamento igual ou superior a 8,0 (80% de aproveitamento) em todas as disciplinas cursadas e um número máximo de 2 faltas por disciplina por semestre. Os patrocinadores serão informados, ao mínimo semestralmente, sobre o desempenho dos alunos que estão patrocinando.

Além das aulas normais da grade curricular, o aluno bolsista deverá realizar outras atividades complementares propostas pelo Atelier de La Musique, que incluem participação adicional em outros grupos, bandas e corais, a participação como monitor em plantões de dúvidas técnico ou teóricos, a gravação de vídeos musicais e a participação em eventos (online ou presenciais para alunos das unidades de São Paulo e São Bernardo do Campo)

A não realização das atividades, a deficiência em qualquer dos índices de aproveitamento propostos ou a desistência do curso podem acarretar em perda da Bolsa de Estudos. Nesse caso, a única forma de conseguir uma nova bolsa de estudos é participando de um novo processo seletivo do início ao fim.

Ao final do período de concessão de sua bolsa, que pode ser de 6 ou de 12 meses, será oferecida ao seu patrocinador a possibilidade de renovação da bolsa por um novo período de 6 ou 12 meses, ou período maior caso haja o interesse. Em caso de renovação, um novo contrato de bolsa de estudos será formalizado pelo período acordado.

Em caso de não interesse de renovação do patrocínio pelo patrocinador, o aluno deverá participar de um novo processo seletivo para conseguir um novo patrocinador. Dessa vez, porém, será sugerido aos novos patrocinadores que priorizem o patrocínio de um candidato que já seja estudante do curso e precise da renovação da bolsa. De todas as formas, a decisão final de quem patrocinar será do patrocinador.

Reproduzir vídeo

Conteúdo e postagem dos Vídeos

Este vídeo deve conter apresentação pessoal do candidato contando sua experiência com a música e justificando o motivo de ser merecedor da bolsa de estudos. O vídeo deve ter a duração máxima exata de 1 minuto. Vídeos com mais de 1 minuto exato serão automaticamente desclassificados

Como sugestão, grave seu vídeo informando seu , idade, cidade onde reside, curso que está se inscrevendo e unidade que deseja estudar. Em seguida conte brevemente sua experiência com a música e com o instrumento musical e conclua respondendo à pergunta: “Por que estudar no Atelier é importante para mim e pode transformar minha vida?”. 

Este vídeo deve conter uma performance musical que demonstre as habilidades musicais do candidato no instrumento.  Lembre-se que a bolsa é destinada para candidatos que já possuam conhecimento e experiência no curso que estão se inscrevendo e, portanto, o vídeo de sua performance deve ser tocando (ou cantando) o instrumento que está se inscrevendo para a bolsa de estudos.

Não existe tempo mínimo e máximo para esse vídeo, mas sugerimos que seu vídeo tenha entre 2 e 5 minutos, para que seja possível avaliar seu desempenho musical, sem se tornar um vídeo longo e cansativo. 

Tenha certeza que está gravando ou escolhendo um vídeo onde você esteja em destaque, e seja possível ver e ouvir sua performance com o máximo de clareza possível. Para mais sugestões de como gravar um bom vídeo, confira as informações abaixo.

Os vídeos deverão ser postados obrigatoriamente na plataforma Youtube, como vídeos público e os títulos dos vídeos deverão conter o nome do candidato seguido do termo “Bolsa de Estudos Atelier de La Musique“. O título completo ficará no formato “Nome do Candidato – Bolsa de Estudos Atelier de La Musique“. 

Os links de seus vídeos devem ser enviados por meio do formulário de inscrição. Por isso, você deve gravar e postar o seu vídeo antes de realizar sua inscrição.

Caso já tenha um vídeo postado, que atenda aos requisitos da avaliação, você pode editar o nome do vídeo ou baixar o vídeo postado e postá-lo novamente. Os vídeos não precisam estar em qualidade profissional, mas devem ter imagem e áudio com qualidade suficiente para que possam ser avaliados adequadamente.

Assista o vídeo abaixo para algumas recomendações para gravar um bom vídeo de sua performance musical