Quando tocamos violoncelo é importante ter consciência de qual é a velocidade de arco ideal para a região da corda que você está tocando. Quando você toca com o arco perto do cavalete, a corda oferece uma maior resistência. Assim é necessário tocar com uma menor velocidade de arco. Conforme nos afastamos do cavalete e subimos em direção ao espelho, a corda oferece menor resistência e é possível tocar com uma maior velocidade de arco.
Ponticello
Você deve estar se perguntando: e o que acontece quando tocamos com velocidade de arco perto do cavalete? Nesse caso temos um efeito, bem típico dos instrumentos que utilizam arco, que é chamado de “ponticello”.
O “ponticello” em italiano é o nome do cavalete. O efeito chamado de “sul ponticello” é quando você toca com o arco muito próximo, ou em cima do cavalete. Ao tocar nessa região, temos um som com muitos harmônicos altos, produzindo um som mais “metálico”, “nasal” e “fino”.
Também temos o oposto do “sul ponticello” que é quando tocamos com o arco em cima do espelho. Aí temos o efeito de “sul tasto”, mas que será assunto para uma próxima dica.
Para entender mais sobre a velocidade de arco e ouvir o som do “ponticello”, assista essa dica que o professor Rodrigo Prado preparou:
[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=”AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA” link=”url:https%3A%2F%2Fatelierdelamusique.com.br%2Faula-experimental-gratuita%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]