Musicalização infantil: 4 benefícios da música para o desenvolvimento cognitivo da criança

Todas as formas de arte são poderosos instrumentos de transformação no desenvolvimento das crianças. A musicalização infantil tem um importante papel na estimulação de áreas específicas do cérebro, que trazem diversos benefícios à cognição.

A proposta não é ensinar a criança sobre teoria musical ou como se toca um instrumento. Quando falamos de musicalização infantil, estamos nos referindo à criação de um vínculo entre a criança e a música. Dessa forma, ela pode desenvolver ou não o gosto pela área.

Diante da importância do assunto, continue a leitura para conhecer os 4 benefícios da música para o desenvolvimento cognitivo infantil!
 

1. Possibilita integração entre extremos fundamentais

 
A introdução da linguagem musical para as crianças possibilita a integração de extremos que são essenciais para o desenvolvimento e a vida adulta. A integração entre corpo e mente, entre a sensibilidade e a razão e também entre a criatividade e os recursos técnicos são alguns exemplos.

Esses fatores são essenciais para o bom desenvolvimento da comunicação e da consciência e da expressão corporal. Também contribuem para a melhor socialização da criança e sua segurança emocional.
 

2. Estimula a alfabetização

 
A música, quando associada às canções infantis, pode ser uma grande estimuladora para a etapa de alfabetização das crianças. Essas canções ajudam na compreensão do significado das palavras, especialmente as que possuem frases e sílabas repetitivas e rimadas.

A música resulta de uma interpretação cerebral e a sequência dos sons articulados tem relação direta com a linguagem. Quanto mais rica for a diversidade dos sons presente na canção (agudos, médios, graves), assim como a sua variedade de ritmos e timbres, mais estimulado será o cérebro de quem a escuta.
 

3. Aumenta o poder de concentração das crianças

 
O contato com a musicalização infantil aumenta a capacidade de concentração dos pequenos. Musicalizar consiste em sensibilizar a criança aos fenômenos acústicos, de modo que ela se torne receptiva e possa apreciar os sons à sua volta. Isso potencializa os níveis de concentração, caracterizando mais um dos benefícios da música.

Apurar os sentidos faz com que a criança possa analisar e perceber situações com mais detalhes e profundidade, sem falar que a concentração é imprescindível para o aprendizado.
 

4. Ativa a memória e o raciocínio lógico

 
Além de favorecer o processo de alfabetização, a música contribui para a ativação da memória e do raciocínio lógico. Os benefícios da música também estão relacionados ao processo educativo. Pode-se dizer que a música torna algumas áreas do nosso cérebro mais “poderosas”, pois desenvolve essas áreas de uma forma que nenhuma outra linguagem é capaz.

Assim, também é possível dizer que a musicalização contribui para o aprendizado matemático e para a percepção espacial.

É interessante que a vivência musical comece em casa, especialmente na primeira infância. Os conhecimentos musicais das crianças podem ser ampliados por meio de atividades intuitivas, contando com a participação delas. Sem medo do “barulho” ou mesmo de desafinar.

Ampliar o repertório dos pequenos é uma forma excelente de exercitar o cérebro das crianças e contribuir para o desenvolvimento cognitivo delas.
 
O que achou de conhecer mais a respeito dos benefícios da música para as crianças? Deixe aqui o seu comentário!