Você conhece o ritmo de guarânia? A guarânia é um estilo que teve origem no Paraguai e tem como característica o andamento lento e os tons menores. No Brasil a guarânia chegou primeiro no Mato Grosso do Sul e influenciou a música folclórica daquele estado. Na década de 40 esse estilo foi introduzido na música popular brasileira, vindo ao público com artistas como Raul Torres, Cascatinha & Inhana e Lupicínio Rodrigues. Desde então passou a ser uma das principais influências para os compositores de música sertaneja.
Guarânias brasileiras (exemplos):
- Índia – Cascatinha & Inhana
- Boate azul – Joaquim e Manoel
- Galopeira – Donizetti
- Pra não dizer que não falei das flores – Geraldo Vandré
- Cabecinha no ombro – Almir Sater
- Fio de cabelo – Chitãozinho & Xororó
- Judiaria – Lupicínio Rodrigues
- Telefone mudo – Trio Parada Dura
Levadas de guarânia
Para tocar guarânia no violão existem diferentes levadas. Aqui vamos ensinar 3 diferentes para vocês:
Na primeira levada você utiliza o seu polegar e todos os outros dedos juntos, intercalando o polegar e os dedos para baixo, dessa forma:
Na segunda levada, também utilizamos o polegar e os dedos só que dessa vez devemos fazer o arpejo dos acordes no baixo. Então o polegar sempre fará a tônica, terça e quinta do acorde nessa sequência:
A terceira levada é semelhante com a primeira porém fazemos um rasgeado com os dedos no primeiro tempo. Rasgeado para baixo, polegar para cima, polegar para baixo, dedos para baixo e polegar para baixo, desse jeito:
Para entender ainda melhor como fazer essas levadas, confira esse dica na qual o professor Giovanni Matarazzo mostra como executá-las na prática:
Aprenda como tocar bolero no violão
Aprenda como tocar marcha-rancho no violão
Aprenda como tocar samba-canção no violão
João Marcos Bozoni
9 ago 2017Gostei do modo como passou !!