Growl: som rasgado/rouco no saxofone

Aprenda como fazer

Growl: como fazer o som rasgado no saxofone

Você já ouviu algum saxofonista tocando algumas notas com um som rouco ou rasgado? Esse é o efeito que no inglês se chama “Growl” e muitas pessoas que estão aprendendo sax querem saber como fazer.  Ele é um dos efeitos mais bacanas no sax, muito utilizado no pop, blues, rock e as vezes aparece no jazz.
 

Como fazer o growl?

 
Fazer o som rouco é muito mais fácil do que você imagina. Ele é formado a partir da soma de duas frequências, a do sopro e a da voz. Ou seja, para fazê-lo você precisa soprar normalmente (como você faz para tirar um som limpo) e acrescentar um som de sua voz. É como se você, além de soprar, também estivesse cantando a nota que está tocando.
No vídeo abaixo você pode conferir o vídeo onde o professor Josemir Melo demonstra como fazer o growl:
 

 
Apenas tome cuidado e use com moderação. Se você usar muito, pode acabar se viciando e quando precisar tocar um som limpo, acabar tocando rasgado sem querer. Também se atente ao estilo de música que você está tocando. Em alguns contextos, em músicas muito lentas, com dinâmicas mais calmas, o growl normalmente não soa legal. Mas não existe nenhuma regra, tudo depende do seu feeling e seu bom senso. Bom growling para vocês!
 

Orientação Pedagógica. Agende aqui