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Aprofunde seu conhecimento na música e conquiste
ALTA PERFOMANCE MUSICAL
No plano Black todas as aulas que você participa são online e Ao Vivo por vídeo conferência no Zoom, garantindo assim a interação direta entre professores e aluno
Uma extensa carga horário de cursos de todos os níveis. As aulas ficam disponíveis para serem assistidas quando e quantas vezes quiser.
São dezenas de opções de disciplinas teóricas e práticas, tanto para o conteúdo musica, quanto para o conteúdo da profissionalização.
Acesso a exercícios e materiais das aulas para fazer dentro da plataforma. Receba avaliações e correções em tempo real.
O curso é dividido em 7 módulos semestrais, que podem ser cursados na velocidade que o aluno preferir e conseguir. Ou seja, o aluno pode cursar mais disciplinas ao mesmo tempo, podendo terminar o curso em menos tempo.
O curso inicia com os conceitos fundamentais da música podendo ser cursado até por quem tem ZERO conhecimento musical, mas também atende alunos com conhecimento que podem fazer um teste de nivelamento e iniciar de módulos mais avançados.
Após a finalização do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão de curso livre e, com o conhecimento acumulado, estará preparado para ingressar na carreira musical, tanto na vida artística quanto acadêmica.
Quatro vezes ao ano são realizados recitais da Práticas em Grupo com participação ao vivo dos alunos e professores. A músicas são gravadas, editadas e produzidas pela equipe de produção do Atelier de La Musique e apresentadas ao Vivo nos Recitais
6 MESES DE PLANO BLACK
SÓ HOJE (20/09)
Aulas ao Vivo com interação em tempo real entre alunos e professores.
Monitores disponíveis ao vivo para tirar suas dúvidas sobre as disciplinas.
Grupo exclusivo tirar dúvida dos conteúdos de aula
Suporte individual por vídeo conferência de um coordenador pedagógico
Diretor do Atelier de La Musique é Bacharel em Guitarra pela Faculdade Santa Marcelina e pós-graduado em Marketing, Gestão de Pessoas e Liderança e Gestão Educacional.
Lucas Garcia é guitarrista formado em Bacharel em Guitarra pela Faculdade Cantareira. Possui pós-graduação em Música Popular Brasileira.
Pedro Mazzilli é baixista Bacharel em Música pela Faculdade Santa Marcelina
Thiago Rojo é baterista formado em Bacharel em música popular (bateria) pela Faculdade Cantareira. Possui pós-graduação em Música Popular Brasileira.
Paulo Cunha é guitarrista e violonista formado em Bacharel de Violão pela Faculdade Santa Marcelina. É fundador da PLG Luthieria.
Leandro Fortes é violonista e guitarrista com licenciatura em música na UDESC
Produtor de áudio de estúdio (gravação, edição, mixagem e masterização), participando de mais de 60 projetos nos últimos anos.
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Objetivo
A disciplina tem como objetivo alertar os alunos sobre a importância de desenvolver habilidades extra-musicais para gerenciar uma carreira musical, trazendo conceitos fundamentais das áreas administrativas como Marketing, Finanças e gerenciamento de projetos. A disciplina é direcionada a músicos de todos os níveis, oferecendo exemplos reais e fictícios de atividades e situações do cotidiano de um músico profissional. Ao término do curso o aluno deve estar apto para ter uma avaliação mais ampla de sua carreira e visualizar a importância da gestão das áreas alheias à música, pesquisando e se aprofundando nos departamentos mais importantes à gestão de sua carreira.
Conteúdo
Objetivos
Possibilitar o contato com a realidade educacional e fornecer elementos teóricos e práticos para a atuação frente a essa realidade, refletir sobre os métodos da educação musical, estabelecer uma base teórica para as práticas em educação musical, saber reconhecer a diversidade de interesses no aprendizado e aplicar formas produtivas de desenvolvimento do fazer musical. Dotar o aluno de ferramentas e dos conhecimentos básicos necessários para a prática da pedagogia musical, seja em instrumento ou em matérias complementares.
Conteúdo
Objetivos
Entender o conceito e aplicação dos fundamentos da improvisação na música popular dos século XX e XXI
Conteúdo
Objetivo
Fazer com que o aluno entenda as principais características do som em diferentes ambientes e o funcionamento das principais ferramentas para a manipulação do som.
Conteúdo
Objetivos
Adquirir noções básicas de luthieria.
Conteúdo
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Objetivo:
Preparar o aluno sem conhecimento musical para ingressar na grade curricular, por meio da expansão do universo musical conhecido, do desenvolvimento do pulso interno e da capacidade de solfejar afinado.
Conteúdo:
Objetivo:
Esclarecer os elementos que integram a música estudada na escola: ritmo, melodia, harmonia, organologia e forma. Ampliar o universo musical do aluno. Despertar a escuta atenta e reflexiva do aluno.
Conteúdo:
Objetivo:
Apresentar um panorama da história da música ocidental, desde a música do período renascentista até a música do século XX.
Conteúdo:
Relacionar os períodos da música que serão abordados (Renascentista; Barroco; Clássico; Romântico e Século XX)
Períodos:
Música Renascentista – Música Sacra; Países baixos e Itália; Corais Alemães; A música vocal profana; Madrigais elisabetanos; Música Sacra na Inglaterra; Veneza no Século XVI;
Música Barroca – Monodia; As primeiras Óperas; Música Instrumental; A Suíte; Sonata Barroca; Concerto Grosso; A Orquestra.
Música Clássica – A Orquestra; Música para Piano; Sonatas; A forma Sonata; Sinfonias; O Concerto; Ópera.
Romantismo (séc XIX) – A Orquestra; Lied Alemã; Música para Piano; Música Programática; O Concerto; O drama musical de Wagner; O nacionalismo e a música coral no século XIX; O romantismo tardio.
Século XX – Impressionismo; Nacionalismo; Influências jazzísticas; Politonalidade; Atonalidade; Expressionismo; Serialismo e Dodecafonismo; Neoclassicismo; Música Concreta; Música Eletrônica; Serialismo total; Música Aleatória.
No Brasil
Período Romântico (Padre José Maurício Nune da Silva; Francisco Manuel da Silva e Carlos Gomes); Século XX (Heitor Villa-Lobos e Mozart Camargo Guarnieri).Contemplar observações e compositores brasileiros dentro dos períodos apresentados.
Metodologia
Por meio de escuta de repertório relativo ao período estudado e, apresentando breves análises musicais dentro do grau de conhecimento musical da classe, demonstraremos as principais características de cada período, bem como sua relação com os que o precederam e sucederam.
Objetivo:
Traçar um panorama da história da música popular ocidental no século XX, apontando suas origens e desdobramentos e mostrar as características dos gêneros e compositores mais influentes.
Conteúdo:
Gêneros pré-gravação: brass bands, ragtime, frevo, modinha, choro.
Início das gravações. Traditional jazz, início da improvisação.
Origens do samba e estilos. Samba rural, samba corrido, samba de roda, samba de breque, partido alto.
Blues: origens e características. Blues do delta (rural), jugbands, blues elétrico
Era do rádio. Swing e Big Bands. Cantoras e canções do swing
Noel Rosa e Wilson Batista, Pixinguinha e os cantores do rádio
Bebop, Thelonious Monk
Carmen Miranda, Dorival Caymmi, Música do nordeste “características e estilos”
Jazz dos anos 50. Entrega do Trabalho.
R&B e origens do rock, Rock clássico.
Bossa nova, Tropicália e festivais
Free jazz e jazz contemporâneo.
Invasão britânica (Beatles, The Who e Rolling Stones), Soul e funk.
Música de Minas: Clube da Esquina e Milton Nascimento
Rock anos 70 – Psicodelia e progressivo, Hard rock e Heavy Metal
Música instrumental brasileira.
Objetivo:
Apresentar o aluno o conceito de escrita linear e fazer com que compreenda a escrita a duas vozes no contraponto tonal.
Objetivo
Apresentar o aluno o conceito de escrita linear e fazer com que compreenda a escrita a duas vozes no contraponto tonal.
Conteúdo
Objetivos:
Apresentar de maneira clara e concisa os rudimentos da arte do som, bem como as regras de sua grafia.
Conteúdo:
Propriedades do Som; Nota, Pentagrama e Clave
Caligrafia musical (como se desenham as notas e pausas; ensinar e exercitar)
Figuras Rítmicas (Mínima, semínima e colcheia) e Pausas Ponto de Aumento e Ligadura
Compasso Simples e Composto
Compasso Simples e Composto
Localização das Notas e Claves
Relação e Transposição de Claves
Relação e Transposição de Claves
Regras de Grafia
Tom e Semitom / Acidentes
Enarmonia – Semitom Cromático e Diatônico
Sinais de Dinâmica
Objetivos:
Analisar a relação melódica entre as notas, através de intervalos e escalas, com finalidade de preparar o aluno para o curso de harmonia.
Conteúdo:
Modo maior: Definir; Citar sua escala; Ensinar sobre a disposição dos tons e semitons.
Modo menor: Definir; Citar suas três escalas (natural, harmônica e melódica); Sua relação com as escalas maiores.
Noções de Melodia e harmonia: Definir o que é melodia e o que é harmonia (cap. XXV – Osvaldo Lacerda)
Tonalidade: Explicar que a tonalidade se baseia na escala que sirva de base para a melodia e harmonia de determinada música.
Escala cromática, escalas enarmônicas e escalas homônimas: Definir, explicar e desenhar no quadro cada uma das escalas;
O ciclo das quintas (ou quartas): Ensinar sobre o conceito e explicar seu funcionamento;
Intervalos e suas inversões: Definir intervalo; Mostrar os intervalos simples e sua classificação (2a., 3a., 4a., 5a., 6a., 7a., e 8a.);
Explicar sobre os intervalos naturais;
Ensinar como qualificar os intervalos;
Ensinar como formar intervalos;
Ensinar sobre a inversão dos intervalos;
Intervalos harmônicos consonantes e dissonantes:
Definir consonantes perfeitos (5a. e 8a.); consonante misto (4a.); consonantes imperfeitos (3as. e 6as.) e dissonantes (2as. e 7as.).
Objetivos:
Apresentar de maneira clara uma fundamentação para a compreensão do conceito de harmonia. Explicar a origem da cifragem e seus desdobramentos. Apresentar os modos eclesiásticos e suas características.
Conteúdo:
O que é harmonia;
A origem da cifragem (baixo cifrado – barroco);
Tríades (maior, menor, aumentada e diminuta), suas inversões e aberturas;
Tétrades(M7, m7, 7, m7b5, m7M, dim, sus) e suas inversões;
Campo harmônico maior e seus respectivos graus;
Os modos eclesiásticos: explicar como os tons e semitons se distribuem na escalas formando os diferentes modos ;
Mostrar onde localizam-se os semitons em cada um dos modos gregos.
Apresentar as definições e características de cada modo.
Condução de vozes para tríades e tétrades (posição fechada e aberta).
Objetivos:
Revisar o campo harmônico maior. Apresentar campos menores (natural, harmônico e melódico). Montar as tensões dos acordes de todos os campos estudados analisando também as tensões disponíveis e as que devem ser evitadas (avoids). Analisar as funções: dominante secundária, dominante estendida e as cadências II V I secundárias. Estudar acordes vindo de outros campos harmônicos (Empréstimo Modal). Estudar modulações a fim de fazer análises harmônicas completas.
Conteúdo:
Fazer uma revisão dos campos harmônicos (maiores e menores) e seus respectivos graus;
Ensinar as extensões dos acordes (tensões e notas características);
Ensinar as dominantes secundárias;
Ensinar a cadência II V I secundária (II associados);
Ensinar as dominantes estendidas;
Empréstimo Modal
Modulação
Análise completa com escalas
Exercitar a análise tonal do repertório popular;
Objetivos:
Apresentar o conceito de análise e tornar o aluno capaz de analisar uma música tonal do repertório popular, entendendo seus graus e funções. Agora em um nível mais complexo que Harmonia II, incluindo dominantes substitutos e acordes diminutos.
Conteúdo:
Revisão de Harmonia II
Ensinar sobre o acorde diminuto e suas funções e movimento do baixo.
Ensinar sobre o dominante substituto (sub V) primário e secundários;
Seus desdobramentos (II subV I primário e secundários);
Analisar o repertório da música popular utilizando o conteúdo abordado.
Introdução a harmonia modal;
Introdução a harmonia pós tonal.
Objetivo
Iniciar o aluno no processo de treinamento auditivo através da prática de solfejos rítmicos e melódicos e de ditados rítmicos e melódicos, com a finalidade de desenvolver suas habilidades auditivas e facilitar o processo de escuta e escrita musical, vinculado o conteúdo teórico de notação musical com o conteúdo prático (execução da escrita e transcrição musical)
Conteúdo
Rítmico:
Melódico:
Objetivos
Manter o aluno no processo de treinamento auditivo através da prática de solfejos rítmicos e melódicos e de ditados rítmicos e melódicos, com a finalidade de desenvolver suas habilidades auditivas e facilitar o processo de escuta e escrita musical, vinculado o conteúdo teórico de notação musical com o conteúdo prático (execução da escrita e transcrição musical)
Conteúdo
Rítmico:
Melódico:
· Intervalos Maiores e Justos (até 8J)
Objetivos
Manter o aluno no processo de treinamento auditivo através da prática de solfejos rítmicos e melódicos e de ditados rítmicos e melódicos, com a finalidade de desenvolver suas habilidades auditivas e facilitar o processo de escuta e escrita musical, vinculado o conteúdo teórico de notação musical com o conteúdo prático (execução da escrita e transcrição musical)
Conteúdo
Objetivos
Manter o aluno no processo de treinamento auditivo através da prática de solfejos e ditados (rítmicos, melódicos e harmônicos), com a finalidade de desenvolver suas habilidades auditivas e facilitar o processo de escuta e escrita musical, vinculado o conteúdo teórico de notação musical com o conteúdo prático (execução da escrita e transcrição musical)
Conteúdo
Rítmico:
Melódico:
Objetivos
Manter o aluno no processo de treinamento auditivo através da prática de solfejos e ditados (rítmicos, melódicos e harmônicos), com a finalidade de desenvolver suas habilidades auditivas e facilitar o processo de escuta e escrita musical, vinculado o conteúdo teórico de notação musical com o conteúdo prático (execução da escrita e transcrição musical)
Conteúdo
Rítmico:
Ensinar Ditado rítmico a duas vozes (com duração não menor que uma semicolcheia para ambas vozes – referência semínima igual a 60 b.p.m.)
Melódico:
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Objetivos
Promover ao aluno o contato com um instrumento complementar de teclado, possibilitando leitura de pequenas peças solo bem como acompanhamento de canções.
Objetivos
Promover ao aluno o segundo contato com um instrumento complementar de cordas. Leitura de pequenas peças solo. Conhecimento de acordes e escalas.
“Eles querem quebrar todos os paradigmas que o músico brasileiro enfrenta de não conseguir alcançar o objetivo e o público. Você aprende a como pensar na música como um trabalho e acaba quebrando todo o estereótipo que o músico enfrenta na sociedade.”
“Eu sou aluna de engenharia e fico muito estressada com a faculdade. Procurei o curso porque porque a música pra mim é uma terapia. Estou me encantando cada vez mais com os professores, com a turma, com os alunos. Parece que é presencial, é maravilhoso. Está me fazendo muito bem pois é uma terapia pra mim.“
“Eu procurei o curso porque queria me aprofundar na área e unir a minha formação em jornalismo com a música. Hoje eu trabalho como produtora de conteúdo, atingi 100% meu objetivo e consigo falar de tudo isso com muito mais propriedade. Quando você se aprofunda na teoria musical consegue atingir níveis na música que nunca imaginava”
“Eu entrei para o curso de Formação Musical com o intuito de adquirir os fundamentos teóricos da música. A maior transformação que o curso me trouxe até agora foi aprender a ouvir música como uma verdadeira musicista, e não mais como uma mera ouvinte. .”