Como ler partitura de bateria?

Aprenda a notação musical deste instrumento

Como ler partitura de bateria?

Alguma vez você já se deparou com uma partitura de bateria? Se você está começando a aprender o instrumento provavelmente isso já ocorreu. A partitura de bateria pode gerar uma pequena confusão para quem já sabe como ler partituras de outros instrumentos. Isso acontece porque a notação também é feita no pentagrama musical, só que no caso da bateria, as posições das figuras nas determinadas linhas/espaços não vão indicar uma nota musical e sim uma peça específica da bateria.

E é por isso que em uma partitura de bateria você encontra a seguinte clave:
 

Clave de percussão

 

Clave de percussão


 
Essa é a clave de percussão. Ao contrário das claves mais convencionais, como a de sol e a de fá, essa clave não indica alturas de notas no pentagrama. Ela é apenas uma convenção para indicar que o pentagrama será atribuído a algum instrumento de percussão.
 

Notação musical da bateria

 
O pentagrama é formado por 5 linhas e 4 espaços, que são contados de baixo para cima. Uma vez que não temos alturas de notas definidas no pentagrama para a bateria, essa notação serve para indicar as células rítmicas e apontar qual peça da bateria deve tocar em qual tempo. Veja na imagem abaixo em qual linha ou espaço se localizam o prato de ataque, chimbal, prato de condução, tom 1, tom 2, caixa, surdo e bumbo:
 

 
Vale notar que temos como um padrão ser utilizado para a notação dos pratos um “x” na cabeça da nota. Já para as outras peças da bateria a cabeça se mantém a bolinha tradicional.
Veja então, um exemplo de uma virada de bateria escrita na partitura:
 

 
Para entender ainda mais do assunto, assista a este vídeo que o professor Dinho Gebara preparou para vocês:
 

 

“CONVERSE

Orientação Pedagógica. Agende aqui