Você já ouviu falar do”tapping”na guitarra? Se você é fã de Van Halen provavelmente já escutou esse efeito! Aqui vamos te ensinar como fazer essa técnica na qual se extrai um som bem diferente na guitarra.
O que é tapping?
O tapping é uma técnica utilizada em instrumento de cordas, que consiste em pressionar as cordas com o dedo de forma a criar um efeito de notas ligadas que propicia muita velocidade. Ela serve também para alcançar notas distantes que não poderiam ser tocadas apenas com a mão esquerda. Na guitarra, a técnica foi popularizada por Eddie Van Halen, nos anos 80, mas já havia sido utilizada antes por guitarristas como Steve Hackett e Ace Frehley.
Como fazer o tapping na guitarra?
A mecânica da técnica consiste em atacar a corda com um dedo da mão direita, de forma a beliscar a corda. É algo parecido com a técnica de Pull-Off. Para deixar o som mais limpo, abafe as cordas que você não está tocando, com a palma da mão direita.
Algumas sugestões de padrões para começar a praticar
Para começar a praticar o tapping, vamos passar aqui alguns padrões que soam legal. Exemplos:
– Arpejo de “Lá menor” na sexta corda, tocando com a mão direita a nota “mi” e com a esquerda o “dó” e o “lá”.
-Arpejo de “Mi menor” na quinta corda, o mesmo shape do arpejo de “lá menor”.
-Alteração entre o arpejo de “Lá menor” e de “Mi menor”. A digitação fica fácil, já que eles possuem o mesmo shape, nas mesmas casas, só muda a corda (da sexta para a quinta)
-Tocar outras notas da escala de “Lá menor”, com a mão direita.
Para entender melhor esses exemplos, confira essa vídeo que o professor Danilo Toledo preparou:
[vc_empty_space height=”32px”][vc_button title=”AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA” link=”url:https%3A%2F%2Fatelierdelamusique.com.br%2Faula-experimental-gratuita%2F||target:%20_blank” size=”medium” icon=”icon-music” bgcolor=”orange” shape=”nicdark_radius” align=”left”][vc_column width=”1/6″]