Você sabe como posicionar corretamente as mãos para tocar piano?

Aprenda aqui!

Você sabe qual é a posição correta das mãos para tocar piano?

Você sabe se está posicionando as mãos ao piano corretamente? Uma pergunta frequente quando estamos começando a aprender piano é: qual é a posição correta das mãos para tocar o instrumento? Existe alguma posição ideal? A resposta é simples: A posição correta da mão é a mais relaxada possível. Um jeito prático para encontrá-la é se levantar, relaxar e soltar a sua mão sobre o corpo. Como nesta imagem abaixo:
 

 
Na hora de passar essa posição para o teclado você terá que se atentar a 3 elementos principais.

 

3 elementos principais

 

  • Altura do punho

A altura do punho fica na mesma altura que as teclas do piano terminam. Não é adequado levantar ou abaixar muito o punho, para não gerar tensões desnecessárias.
 

  • Formato de arco da mão

 
Ao posicionar as mãos da forma menos tensionada possível, ela irá gerar um formato de arco. É necessário manter esse formato, portanto cuidado para não tensionar os dedos e perder essa forma na mão.
 


 

  • Tocar sempre com a ponta do dedo

 
Tocar sempre com a ponta do dedo e não com a poupa, ajuda a manter a mão na posição certa, além de, com esse toque, extrair uma sonoridade melhor do instrumento.
 
Não é tão difícil, né? Agora o verdadeiro desafio será manter essa postura durante toda a música, não importa qual seja o estilo, ou a dificuldade dela.
 
Para visualizar ainda melhor a posição correta das mãos ao piano, assista este vídeo que o professor Wilson Esteves gravou sobre o assunto:
 

Leia mais:
 
 ++Como tocar oitavas no piano
 
++ Você sabe para que servem os três pedais do piano?

AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *