Velocidade de arco no violoncelo

É importante saber qual a velocidade de arco adequada para cada região da corda do cello

Velocidade de arco no violoncelo

Quando tocamos violoncelo é importante ter consciência de qual é a velocidade de arco ideal para a região da corda que você está tocando. Quando você toca com o arco perto do cavalete, a corda oferece uma maior resistência. Assim é necessário tocar com uma menor velocidade de arco. Conforme nos afastamos do cavalete e subimos em direção ao espelho, a corda oferece menor resistência e é possível tocar com uma maior velocidade de arco.

 

Ponticello

 

Você deve estar se perguntando: e o que acontece quando tocamos com velocidade de arco perto do cavalete? Nesse caso temos um efeito, bem típico dos instrumentos que utilizam arco, que é chamado de “ponticello”.

O “ponticello” em italiano é o nome do cavalete. O efeito chamado de “sul ponticello” é quando você toca com o arco muito próximo, ou em cima do cavalete. Ao tocar nessa região, temos um som com muitos harmônicos altos, produzindo um som mais “metálico”, “nasal” e “fino”.

 

Notação do “sul ponticello” em partituras.

 

Também temos o oposto do “sul ponticello” que é quando tocamos com o arco em cima do espelho. Aí temos o efeito de “sul tasto”, mas que será assunto para uma próxima dica.

Para entender mais sobre a velocidade de arco e ouvir o som do “ponticello”, assista essa dica que o professor Rodrigo Prado preparou:

 

AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *