Helena Sá

Professora de Canto em São Paulo (SP), cantora, compositora, intérpreteNascida em São Paulo, Helena começou o seu envolvimento com a música ainda cedo, aos 5 anos de idade, juntando-se ao renomado Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), dirigido pelo Zimbo Trio. Foi lá que iniciou sua relação com a música com aulas de percussão e flauta, para depois evoluir para outros instrumentos, como piano e violão.

 

Aos 13 anos, descobriu sua paixão pelo canto – e foi quando começou a estudar canto popular brasileiro e, mais tarde, enquanto já cursava Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, soul music no Instituto Negra Voz, com o professor Isabêh.

 

Em 2010, Helena decidiu se mudar para Londres e seguir a música como carreira principal, estudando na Tech Music School- parceira da Universidade West London. Além do diploma em Music Performance Comercial, ela também concluiu seu bacharelado em (BMus (Hons)) Música Prática Contemporânea Popular.

 

Já se apresentou em grandes casas em Londres como Roundhouse, Shepherd’s Bush Empire e Jazz Café. Em São Paulo, casas como Na Mata Café, Bourbon Street e Club A estão entre as que já se apresentou.

 

Hoje, canta em casas de shows, bares e eventos e dá aulas de canto aqui no Atelier, melhor escola de música da Zona Oeste de São Paulo.

 

Durante seus últimos dois anos na capital inglesa, manteve o projeto “Estrangeiros” com mais oito músicos. Apesar de Helena ser a única brasileira da banda, o repertório inicial contava com músicas de Jorgen Ben Jor, Seu Jorge e Sérgio Mendes. Quando a banda começou a ganhar notoriedade, clássicos de Stevie Wonder e Aretha Franklin entraram.

 

Os quatro anos em Londres fizeram de Helena uma artista completa, que gosta de misturar a música brasileira com a inglesa. “Como freelancer posso me adaptar a qualquer situação musical: da capela às big bands“.

 

Influências: Etta James, Nina Simone, Gretchen Parlato, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Jill Scott, Aretha Franklin, Frank Sinatra, Al Green e Donny Hathaway.