Para que servem as pestanas no violão?

As pestanas podem ser úteis em muitos momentos

Pestanas no violão: para que servem?

Se você está aprendendo violão ou guitarra, já deve ter se deparado com acordes que precisam de pestanas. Na cifra, as pestanas são aquela marcação de um traço que indica ser necessário segurar mais de uma corda, simultaneamente, com apenas um dedo. Para os iniciantes, ela pode causar certo receio, pois é difícil fazer com que elas soem bem, logo no começo. (Para isso, veja esse vídeo com algumas dicas técnicas de como melhorar o som da sua pestana) Depois de toda essa dificuldade, você pode estar se perguntando: mas para que servem as pestanas, afinal?

 

A resposta é simples, para que você possa fazer vários acordes mantendo o mesmo formato na sua mão esquerda, os chamados “shapes”.  Pode-se usar o mesmo modelo para tocar acordes diferentes, mas que mantém a mesma característica. Por exemplo, um “shape” de Mi Maior, se copiado uma casa para frente, gera um acorde de Fá Maior. Mas para que esse novo acorde preserve a característica Maior é necessário uma pestana na primeira casa.

 

 

Como você pode observar na cifra, no acorde original de Mi Maior, as cordas 6, 2 e 1 estão sendo tocadas soltas e no acorde de Fá elas precisam ser pressionadas na primeira casa. É como se no acorde de Mi Maior uma pestana estivesse sendo feita na “casa zero”, onde no violão fica aquela peça branca que prende todas cordas. Essa peça se chama, justamente, pestana ou capotraste.

 

 

Fonte: http://www.violaobrasil.com.br/wp-content/violao2.jpg?0a62bb

 

Quando fazemos o acorde de Fá Maior, é como se estivéssemos movendo essa peça para a casa 1. Por isso, temos que pressionar todas as cordas nessa casa com um dedo, fazendo a pestana. Repetindo esse mesmo formato do acorde de Fá, podemos fazer os acordes de Fá # na casa 2, o de Sol na casa 3, Sol # na casa 4, Lá na casa 5 e assim por diante, seguindo a ordem da escala cromática.

 

 

Seguindo essa lógica, é possível montar acordes maiores e menores, preservando o mesmo “shape”.  Para isso você só precisa saber os formatos originais de 5 acordes (os de Dó, Lá, Sol, Mi e Ré). Com isso você consegue encontrar todos os outros, ao longo do braço do violão. Isso é chamado de sistema CAGED e você pode aprender mais sobre esse esquema nesse link.

 

Para entender ainda mais sobre a importância das pestanas, confira essa Dica do Minuto abaixo, onde o professor Nicholas Saliby explica o funcionamento delas:

 

 

AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA
Compartilhe com seus amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn