Você sabe inverter tétrades no piano?

Leia esse post e aprenda de maneira muito fácil

Inversão de tétrades no piano

Você já sabe como fazer a inversão de tétrades no piano? As tétrades são acordes com 4 notas, sendo elas a tônica, terça, quinta e sétima. Para aprender sobre as inversões delas é interessante já conhecer as inversões de tríades, como você pode aprender clicando no link.  No caso das tétrades ira acontecer a mesma coisa que as tríades, só que com uma nota a mais, a sétima.

É importante aprender as inversões dos acordes, pois nas músicas eles não irão aparecer sempre na posição fundamental. Mesmo porque a mudança do baixo do acorde e da nota mais aguda gera uma sonoridade diferente para cada inversão. Conforme você evolui na sua percepção auditiva é possível começar a diferenciá-las.

 

Inversão de tétrades no piano

 

Posição Fundamental

 
Como falamos, uma tétrade é formada por 4 notas, a tônica, terça, quinta e sétima. Esses acordes podem ser maiores com sétima maior, maiores com sétima menor, menores com sétima maior, menores com sétima menor, diminutos, meio diminutos, entre outras possibilidades mais incomuns. Nesse caso vamos ilustrar com a tétrade de Dó Maior com sétima Maior (C7+). As notas que formam esse acorde são: Dó, Mi, Sol e Si.


 

Primeira Inversão

 
Como fazemos, então, a primeira inversão? Nela iremos montar o acorde à partir da terça, colocando a tônica na ponta. Então, aplicando nesse caso, deixamos a nota Mi no baixo e jogamos o Dó para a cima, ficando assim:

Portanto a ordem da primeira inversão para aplicar em qualquer tétrade é: 3ª, 5ª, 7ª e Tônica.
 

Segunda Inversão

 
Na segunda inversão seguimos a mesma lógica da primeira, só que partindo da quinta e deixando a tônica onde ela estava na primeira inversão. Fica assim:


Então a ordem da segunda inversão é: 5ª, 7ª, Tônica e 3ª.
 

Terceira Inversão

 
A terceira inversão é exatamente a mesma coisa que as duas últimas só que partindo da sétima. Essa posição é bem fácil de memorizar pois o formato nada mais é do que a tríade do acorde com a sétima no baixo. Nesse caso a tríade de Dó (Dó, Mi, Sol) com o Si embaixo:

A ordem da terceira inversão é: 7ª, Tônica, 3ª e 5ª.

Repare que o padrão em todos os casos foi pegar a nota que estava no baixo e colocá-la para cima na ponta. Mais simples do que imaginavam, não é mesmo?

Para entender ainda melhor, assista ao vídeo onde o professor Daniel Warschauer explica as inversões de tétrades:

Veja também:

Progressão de acordes invertidos no piano

Como encadear acordes no piano

AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

 

 

Compartilhe com seus amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *