Como treinar métrica em escalas?

Aprenda dois exercícios excelentes para o seu treino de rítmica

Exercício de métrica em escala no violoncelo

Para ser um bom músico é muito importante desenvolver a habilidade de pensar em duas coisas ao mesmo tempo. Quando treinamos métrica em escala, estamos desenvolvendo a capacidade de prestar atenção no ritmo e na execução das notas. Nessa dica vamos ensinar 2 exercícios para treinar rítmica no violoncelo, em cima de exercícios de escala. Um excelente treino para desenvolver um ritmo seguro e preciso.
 
O treino de escalas é muito importante para um estudante de qualquer instrumento. Em cima dele é possível trabalhar diversas coisas, mas hoje vamos nos ater à métrica. O foco será o ritmo.
 

Exercícios

 

Contratempo

 
Vamos fazer a escala usando as notas da primeira posição. Utilizando uma métrica quaternária, coloque o seu metrônomo em 60 batidas por minuto (bpm). Prestando atenção no metrônomo, você irá tocar as notas da escala no contratempo. Faça a escala duas oitavas, ascendente e descendente. Depois tente praticar primeiro fazendo notas separadas e depois fazendo notas ligadas. Isso também irá te estimular a pensar em mais de uma coisa ao mesmo tempo.
 

Síncopa

 
Agora iremos tocar a escala em síncopa, ou seja, deslocando a acentuação do tempo forte para o tempo fraco. Assim a diferença entre o exercício em contratempo e esse vai ser basicamente a quantidade de notas tocadas, já que no primeiro também tocávamos no tempo fraco. Fazendo em síncopas iremos tocar duas notas por tempo, diferente do primeiro exercício que só tocamos uma por tempo. Dessa vez também toque duas oitavas, ascendente e descendente.
 
É muito importante, na execução desses dois exercícios, que você não perca a noção de onde está o primeiro tempo do compasso. Para isso nos primeiros treinos você pode marcar com a cabeça o primeiro tempo. Depois se acostume a não fazer nenhum gesto e apenas contar isso mentalmente.
 
Para entender ainda melhor, assista essa dica que o professor Rodrigo Prado preparou, onde ele mostra como fazer esses exercícios:

 
Veja também:
 
Violoncelo – Primeira e Quarta Posição
 
5º, 6º e 7º posição no violoncelo
 
Como estudar usando um metrônomo 
 

AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *