Como passar breu no arco do violino?

Passar o breu corretamente te ajuda a extrair uma boa sonoridade do instrumento

Como aplicar o breu no arco do violino

Você já sabe como aplicar o breu no arco do violino? O breu é composto por resina e serve basicamente para aumentar a aderência do arco nas cordas do instrumento. Uma boa aplicação dele nas crinas auxilia na extração de um som mais limpo e firme. Existem diversos tipo de breu, alguns mais claros e outros mais escuros com diferentes graus de aderência. O breu ideal para cada um irá depender do tipo de corda do seu violino.

 

Como passar o breu no arco?

 

Para aplicá-lo, comece pela região do talão (a parte inferior do arco) e com movimentos pequenos vá passando pelo meio até a ponta. Observe o arco de frente para ver se o produto está espalhado de maneira uniforme pela região da crina. Lembrando que é importante passá-lo por toda crina e isso deve ser feito com o arco tensionado, não podendo passar o breu com as crinas soltas ou frouxas. Uma dica é fazer o movimento girando o breu para que ele não fique marcado com os caminhos que o arco percorre. Isso evita o desperdício do produto, já que a área das extremidades dele não ficarão inutilizadas, como nessa imagem:

 

 

Para conferir se passou o produto corretamente uma dica é encostar o dedo levemente na crina. Se sair um pó branco é por que o breu está bem passado. Lembre-se também que é necessário limpar o arco na hora de guardar o instrumento pois o excesso de breu pode danificar a madeira, tanto a do arco como a do próprio violino. Você pode saber mais sobre como limpar o arco de maneira eficiente nesse vídeo.

 

Agora já sabe como passar o breu de forma correta? Para ficar ainda mais fácil, confira o vídeo abaixo onde o professor Luiz Guilherme demonstra como realizar esse processo:

 

 

AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

 

Compartilhe com seus amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *