Como amplificar o som da voz sem enforço

Apenas mudando o formato do seu rosto ao cantar as vogais é possível amplificar a voz

Como amplificar o som da voz

É possível cantar em um volume mais alto, sem utilizar um microfone e sem precisar gritar. Para amplificar o som da voz é necessário ter uma boa projeção vocal, ou seja, saber emitir corretamente sua voz.

A gente sabe por princípios acústicos que espaços maiores amplificam os sons. Por isso quando a gente fala qualquer coisa num ginásio, nossa voz vibra por todo espaço, ao contrario do que aconteceria em uma salinha pequena. Sabe aquele buraco no meio do violão? Aquilo nada mais é do que uma grande caixa feita pra amplificar o som das cordas e se ela não existisse provavelmente você escutaria muito pouco do som do instrumento, exagerando um pouco seria como uma guitarra desplugada.

Com a voz é a mesma coisa, o som dela é produzido pelas nossas pregas vocais mas é amplificado pelos nossos ressonadores, que são as caixas acústicas que temos na nossa face. Se quiser aprender ainda mais sobre como a nossa voz é produzida, confira esse artigo. Sabendo disso,
podemos se apropriar dessas ideias e usar elas a nosso favor na hora de cantar.

Nessa dica vamos ensinar como ampliar sem esforço o som da voz, modificando levemente o formato da boca na emissão das vogais. O objetivo é ampliar ao máximo o espaço da nossa boca para cada vogal que vamos cantar.
 

Formato das vogais

 
Vogal “A”:
Como o A já é uma vogal aberta, ou seja, já tem um bom espaço, só vamos tomar cuidado pra não fazer o som de à e nem de “a” com a boca mole. Emita o “A” bem aberto.

Vogal “E”:
O Ê é um pouco mais fechado, então temos que fazer um “É”. Assim emitimos um som mais potente.

Vogal “I”:
O I é fechado também, então a gente vai pensar em falar um I com a boca mirando num Ê.

Vogal “O”: 
Para o Ô vamos pensar em fazer uma boca mais aberta e arredondada mirando em Ó.

Vogal “U”:
Com o U, a mais fechada de todas, é um pouco diferente. A gente não pode mudar muito o formato dos lábios, porque ele facilmente deixa de soar U e passa a ser Ô. Então a gente pensa em abrir o espaço mais internamente, esticando o rosto.
 
Para entender melhor assista esse vídeo que a professora Cláudia Dantas gravou:


 
Se você quiser mais uma dica para amplificar o som da voz, acesse esse link, e descubra um exercício para cantar de forma potente sem machucar sua voz.
 

AGENDE AQUI SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *