Banca Avaliadora

A banca avaliadora possui o objetivo de avaliar o domínio do conteúdo lecionado nos cursos de instrumento (ou canto) do Atelier de La Musique. A participação da banca avaliadora não é obrigatória, e está à disposição dos alunos com 13 anos ou mais que desejarem obter a certificação de conclusão do curso ou do módulo (semestre) específico.

Durante a banca avaliadora, será avaliado o aproveitamento do aluno mediante o cumprimento do programa especifico de seu curso e semestre. Os programas são compostos por conteúdo programático (técnicas pertinentes aos instrumentos), estudos e repertório. A aprovação na banca, disponibilizará ao aluno um certificado de conclusão do semestre em questão.

A participação da banca avaliadora acontecerá mediante a aprovação prévia do aluno na pré-banca. Assim que aprovada sua avaliação pela pré-banca, o aluno poderá agendar o horário e data de sua banca avaliadora, mediante o pagamento da taxa de R$60,00 referentes aos custos de contratação de avaliadores especialistas da área e da impressão de certificados. O aluno participante da banca avaliadora não terá sua aula individual na semana da banca.

Sistema de Avaliação e Notas

 

A nota da disciplina instrumento é composta pela soma da nota da banca avaliadora (60% da média final) e a nota do desempenho do semestre do aluno (40% da média final). A média final mínima necessária para aprovação do aluno e aquisição de seu diploma é de 7,0 pontos. O aluno que for avaliado com nota inferior a 7,0 pontos, deverá aguardar o semestre seguinte para participar de uma nova banca.

 

As bancas avaliadoras serão compostas por: o respectivo professor do aluno; outro professor do instrumento; coordenador da área ou coordenador geral.

 

O desempenho do semestre será avaliado pelos quesitos: acompanhamento do conteúdo; técnica; repertório; estudo e evolução; compromisso e interesse.

Pré-Bancas

 

De forma a garantir que o aluno avaliado esteja apto a participar da banca avaliadora, possua o conteúdo programático e o repertório adequado para a avaliação, é necessário o preenchimento prévio de uma ficha de pré-banca. Esta ficha deverá conter as seguintes informações:

 

• Semestre a ser avaliado;
• Estudos selecionados (anexo às cópias das respectivas partituras);
• Repertório selecionado (anexo às respectivas partituras);
• Eventuais conteúdos programáticos do semestre que ainda não foram estudados até a presente data.

 

A ficha de pré-banca deverá ser preenchida juntamente com o professor e deverá ser entregue, assinada pelo aluno e pelo professor, à coordenação com antecedência mínima de 30 dias da data da banca. O resultado da avaliação da pré-banca será entregue em até 7 dias após a data final da entrega.

 

Caso o aluno seja aprovado, poderá fazer o agendamento de data e horário de sua banca. Caso haja aprovação parcial, será oferecida a possibilidade de adequar os itens que não estiverem de acordo para um nova avaliação.

Funcionamento das Bancas Avaliadoras

 

As bancas realizadas no auditório André Colin Lima (Atelier de La Musique) são abertas ao público e acontecem em grupos formados por até 4 alunos, que serão avaliados seguidamente, antes do julgamento dos avaliadores.
As avaliações ocorrerão em sessões em grupos de até 4 alunos do mesmo curso, mesmo que de semestres diferentes. Cada sessão terá a duração de 2 horas e o processo de avaliação acontecerá na seguinte ordem:

 

• Análise do desempenho dos alunos feitas pelos respectivos professores;
• Provas realizadas individualmente para cada aluno, com ordem a ser definida entre os avaliados;
• Reunião e debate entre os avaliadores (neste momento nenhum aluno ou expectador deverá estar presente na sala);
• Considerações finais direcionadas individualmente a cada aluno avaliado (cada aluno deverá ser chamado à sala individualmente para receber as considerações).